História da Bandeira do Québec e outros símbolos

Atendendo ao pedido da Lídia (muito pertinente, diga-se de passagem) vou falar da Bandeira do Québec. Gif da Bandeira do Québec

Como as informações da bandeira do Canadá eu recebi por email da Oi Toronto eu não tive o trabalho de pesquisar o assunto rss.

Eu demorei para achar um texto bom o suficiente (os primeiros que achei foram esse, esse e esse oficial, mas não diz muito sobre a bandeira). Até que eu fui procurar em outro site oficial e achei uma historia tão grande que nem tive saco de ler tudo. E o irônico é que a história está toda na versão do site em inglês (!), mas a mesma pagina em francês não tem nem 1/5 da historia! (Oi? Perdi alguma coisa??)

A Bandeira

Bandeira do Québec, Canadá

A bandeira do Québec, tambem chamada de Fleurdelisé, é de 21 de Janeiro de 1948  (mas antiga que a do Canadá!) quando substituiu a Union Jack (bandeira Britânica). O texto giga enorme em inglês diz que ela foi projetada em 1902 baseado num banner descoberto em 1848 que comemorava uma batalha de 1758 que “evoca os lírios dos reis da França, que surgiu por volta do ano 1000” (uau!). Parece que o tal banner está no Musée de l’Amérique française em Québec.

A flore-de-lis é um simbolo muito antigo (já usado na Índia, Egito, Grécia, Roma, Gália). Durante a coroação Philippe Auguste, Rei da França, ele recebeu a bandeira Fleurdelisée e que o acompanhou nas campanhas militares. Resumindo, a  flor remete a França, as origens francesas do Québec e a nobreza francesa.

*Para saber muito mais clique aqui ( no final da pagina a direita uma setinha (>) com mais 6 paginas de história).

Além disso há outros símbolos.

Brasão

Brasão do Québec

A versão atual é de 1939 e representa as realidades históricas de Québec. “Na parte superior do escudo há três flores-de-lis douradas sobre um fundo azulão, que evocam o regime francês; um leopardo dourado sobre um fundo vermelho evoca o regime britânico, e um ramo de folhas de bordo (o maple) representa o período precedente à criação da Federação Canadense“. A frase Je me souviens (em PT ‘eu me lembro’) é o dever de memória, saber a história do Québec. Ninguem falou da coroa, mas deve ser da Rainha da Inglaterra rss

Coruja da neve

simbolo de Québec

Coruja da neve

Em francês, le harfang des neiges. Apesar de não ser um pássaro muito conhecido dos quebequenses ele remete à brancura do inverno ~fresquinho~ da região. Ganhou o título em 1987.

Irís versicolor

simbolo do Québec

Íris versicolor

Em francês, l’iris versicolore. Por cauda da variedade e harmonia das cores ela representa a diversidade cultural do Québec. E ainda a importância da água (bacias hídricas e as zonas úmidas) para o equilíbrio da natureza (lindo!). Foi adotada no outono de 1999 (gente eu já tinha nascido!).

Bétula Amarela

Bétula amarela (bouleau jaune)

simbolo do quebec

A Bétula Amarela, ou em francês Bouleau Jaune, foi escolhida para simbolizar a importância que os quebequenses dão a floresta. Além de ser uma madeira nobre e bem conhecida no Québec ela se distingue das outras pela variedade de uso e valor comercial. Por estar presente no quotidiano dos quebequenses, eles aprenderam a trabalhar a madeira pra fazer móveis e no outono admiram a cores da folhagem =)

*Para saber mais dos simbolos clique aqui.

*Teste seus conhecimentos nesse joguinho!

Só com isso já aprendi um pouco sobre a história do Canadá/Québec. Mas chega de bandeira por hoje! ^^

Ass: Ela.

4 pensamentos sobre “História da Bandeira do Québec e outros símbolos

  1. Pingback: Dia da Bandeira | QUE BEc LE ZA

Participe do blog, deixe um comentário!