Pedindo e recebendo o CSQ

Acabou que a minha volta aqui no blog não deu muito certo. Quem diria que 2 empregos fossem me ocupar tanto assim =P

Acabou que eu pedi e recebi o CSQ e nem comentei disso aqui no blog. Pois então vim aqui mudar isso.

Ano passado (2015) falando com uma brasileira que tambem ia imigrar pelo PEQ ela fez um comentario que ficou na minha cabeça. Ela queria dar entrada no processo com 6 meses do fim do curso caso as regras mudassem no ano seguinte. É verdade que o PEQ é um processo que não tem e acho que não teve mudanças drásticas no processo, mas vai que né. Vai que resolvem pedir C1 na prova do francês ao invés do B2. Vai que acrescentam alguma coisa. Esse comentário dela realmente me assustou e na duvida preferi dar entrada logo pra garantir que estaria dentro das regras e se acontecesse de mudarem as regras meu lugar estaria garantido (logica meio paranoica rs).

Juntei todos os documentos e formulários pedidos (que nem eram muitos pra falar a verdade) e enviei tudo em dezembro. Segundo o site, no PEQ podemos dar entrada com 6 meses da data prevista para receber o diploma. Ou seja, não é exatamente do fim do curso. Afinal, no fim da ultima prova a gente não sai de la com o diploma. E no meu caso, eu ainda ia passar umas semanas no estagio, que tambem teriam que ser avaliadas para então fecharem as notas e de fato acabar o curso e processar o diploma. Alias, o diploma demora. Na verdade eu usei um dos outros documentos aceitos como prova de conclusão. A questão é que não adianta mandar tudo muito cedo e ficar com o prazo apertado depois (como foi o meu caso). Acontece que eu já tinha marcado de ir pro Brasil no natal então eu mandei pouco antes de ir.

Vi no banco que me cobraram a taxa e depois (mais ou menos um mês depois) recebi uma carta dizendo que eu estava dentro dos critérios e que estavam aguardando o envio do meu diploma ou prova de conclusão de curso para processarem meu pedido e me deram uma data limite para eles receberem os documentos pendentes que caiu em Julho me deixando com cerca de um mês após o fim do estagio pra resolver isso dentro do prazo. O problema é ficar a mercê do colégio processar tudo a tempo.

Mas consegui enviar tudo uma semana antes do prazo e como é dentro de Montreal a entrega do correio é rápida. Ah, e como tem que ter emoções nessa vida ainda tinha boatos de que o correio ia entrar em greve! Mandei por Fedex ou UPS, não lembro.

Agora, a parte bizarra mesmo foi que exatos 10 dias depois eu recebi uma ligação do moço da imigração dizendo que o documento da prova de conclusão do curso (um tipo de histórico escolar) não estava direito. Acontece que eu peguei do site do colégio e quando eu imprimi ele não estava atualizado ainda e tinha uma campo lá que não dizia que eu terminei o curso -_- Esse moço foi um anjo enviado por Deus de tão incrivelmente legal que ele foi. Ele me ofereceu de ir la entregar pra ele no mesmo dia esse documento. Eu corri e imprimi a nova versão e vi o campo que ele precisava. Ainda bem que já estava atualizado. Ufa! Corri mais que o vento e entreguei la. O moço queridíssimo me pediu pra esperar e me entregou o CSQ em mãos! =O Muito amor por esse moço! Ele me contou que quando é uma coisinha assim as vezes ele tenta ligar pra pessoa. Se não ele teria que negar o CSQ e eu teria que começar  de novo do zero (e pagar a taxa de novo x_x) Saí de la nas nuvens! Mas acho que ele mesmo deve ter sido um imigrante ou filho de imigrante porque se fosse um quebecois não sei se teria tido a mesma reação…

E foi assim que consegui meu CSQ =D

2 pensamentos sobre “Pedindo e recebendo o CSQ

Participe do blog, deixe um comentário!

