Provedor de Internet

Bom a primeira vez na vida eu tive que procurar e escolher provedor de internet foi ano passado quando me mudei. Eu só conhecia dia companhias aqui: Bell que é uma empresa enorme e a Videotron que parece menor mais ainda assim é grande. Ouvi que muita gente reclama da Bell e me falaram que a Videotron era boa. Achei caro ter internet e TV a cabo (mais de 100$ por mes sendo que ja tinha vivido ate ali sem TV) entao resolvi que uma internet boa pra compensar tava baum! Dai peguei o tal do plano 30 Fibre com uma promocao de um ano (ou seja pagaria o preco da promocao por 12 meses e depois iria prar o preco normal). Não entendo desses limites de internet e nem sei o quanto preciso por mes dai just in case eu resolvi pagar extra para nao ter limites. Netflix pra vidaaa! E por fim falaram que poderia cancelar a qualquer momento e vieram aqui e instalaram. Nao tive problemas nesses quase 10 meses.

Eis que um colega de turma estava pra se mudar e estava vendo isso. Acabei ouvindo a conversa dele com um outro menino da turma e ai ele tava pagando mais barato que eu pelo o que parecia mais internet que eu =O Fiquei bolada e enchi o menino de perguntas rssss Entrei no site e fui ver o meu consumo e acabou que eu nao passo do que seria o meu limite naquele plano. Nao precisava pagar extra por ilimitado -_- my bad. Eu dei mole legal nisso.Assim que cheguei em casa pedi pra cancelar esse ilimitado.

E por fim esse meu colega me falou dessa outra companhia que nunca ouvi falar. Achei um plano que me daria basicamente o mesmo serviço e um limite maior de download sei la por pelo menos 20$ a menos com imposto. =O Liquei na mesma noite procurei saber, quando dava para instalar etc. Calhou que coincidia com o fim o mes na Videotron. Dei a louca e troquei assim do nado sem nem pensar muito.

Fiquei chocada como  Videotron nao colocou obstaculos nenhum pra cancelar apenas perguntaram porque e eu disse que achei o servico por um preco menor. Ate achei estranho eles nao tentarem oferecer nada, mas pelo menos nao foi dificil. E a outra empresa parece ser uma empresa bem menor. Me perguntaram como eu fiquei sabendo deles pq eles nao fazem propaganda (bizarro ne) falei que foi um colega de curso e deram pra ele um brilhante disccoto de 1$ O_o me mandaram o modem pelo correio e falaram pra arrumar um roteador e foi isso. No dia marcado eu mesma pluguei tudo e estava funcionando. Recebi uma ligacao pra saber se estava funcionando e foi isso.  Tenho que devolver o modem e o roteador da videotron em qualquer loja e foi isso.

2016-04-08 19.33.58

Achei tudo tao simples. A melhor parte pra mim foi nao ter problema pra cancelar e depois nao ter que ficar um dia inteiro esperando um cara vir instalar a internet a qualquer momento entre 9h e 17h. Faz so 2 dias que troquei. Ainda estou na duvida se foi a decisao certa. as vezes acho parece que nao funciona e tenho que desconectar no wifi no cel e pronto. Nao sei se eh o roteador ou a internet… mas enfim. Estou aprendendo a ser adulta hahaha

 

Ela

Anúncios

Não existe paraiso – um pouco da vida e das dificuldades de viver aqui

O bloguinho vai ficando abandonado… Mas ele não morreu!

Outro dia perguntaram num grupo no facebook quais as dificildades que a gente ainda encontra depois aque chega aqui ou menos depois de anos aqui. Muita gente ainda acha que aqui é o paraiso e que depois que o visto sai os problemas acabaram. Bom, choveu respostas e depois eu vi que virou assunto no Montreal na real com o nome de Dark side da imigraçao. O audio é bem longo então fui ouvindo picadinho durante a semana e eu gostaria de dar meu ver no asssunto tambem. Eles falaram de muitas coisas pertinetes e me fez pensar (só nao pensei mais pq as coisas estam tensas no meu dia-a-dia rs).

Acho que medo do inverno e saudade da familia é a primeira coisa que todo mundo pensa. Mas o que a galera mais sente, pelo menos de acordo com o que eu vi no post e com o Montreal na Real é o idioma, integraçao, idioma, trabalho, idioma. Sim eu falei idioma 3 vezes porque é o que pesa. Realmente nao saber se expressar é frustante e a razao pela qual eu nao sou mais fluente em frances depois de quase 3 anos aqui. Montreal é bem bilingue, no sentido que quase sempre consigo ser atendida em ingles em diversas situacoes, que para evitar a frustracao e o bloqueio do frances, eu acabo sempre caindo no ingles. My bad. Mas não recomendo. Vindo para o Quebec quero reforcar que é essencial o frances. Eu me viro bem porque meu listening nao esta ruim e eu consigo acompanhar o que esta acontecem mesmo que eu perca pedaco das frases. Na verdade, apesar de nao me sentir segura para falar frances, em diversas situaçoes eu percebi que estou acima da media de mt gente que chega aqui quando se trata de entender. Por outro lado, estou bem abaixo quando se trata de sair falando sem medo de tentar. E no ingles eu me sinto confortavel e me viro bem.

O que eu sinto mais mesmo é a questao de nao pertencer, nao entender, nao saber das coisas daqui. Depois que arrumei um TV eu ainda continuo nos canais em ingles porque eles fazem sentido pra mim (ate porque tem parte da programacao america como algumas series que eu gosto). Nos canais em frances eu não sei quem eles são, nao sei direito do que eles estao falando, as piadas fazem sentido e é um esforco muito maior a ser feito para poder acompanhar. Até meu namorado que é daqui não curte rss ai fica dificil ne xD Mas eu estava me sentindo muito isolada no fim do ano passado. Ainda nao sinto que fiz amigos aqui, daqui que ficaram aqui. Depois do meu primeiro ano eu decide que evitaram me apegar a pessoas que vao embora. Cansei de dar tchau e ficar pra tras. Fiz muito isso no primeiro ano quando estava de intercambio. Muita gente vem pra ca e fica 1, 2 , 3 meses e vai embora, os que ficam mais ficam 6 e eu que fica ficar 10 meses estou aqui ate hoje. No fim daquele ano eu nao tinha mais amigos. Foi triste foi chato. Foi uma galera que me fez falta. Depois eu comecei o college e eu sabia que teria aquelas pessoas por pelo menos 3 anos. Mas ja no inicio do ano passado eu ja comecei a perceber que nem todo mundo quer ficar. Tem gente que se forma e vai embora, volta pra casa ou quer ir pra outra cidade ou pais. Comecei a sentir que Montreal é uma cidade transitoria. Quem anda no meio de estudantes sabe que é um publico que se forma e vai embora. Tem gente de cidades vizinhas ou de outras provincias que so vem aqui para estudar mesmo e volta depois do curso. E mesmo dentro do meu curso eu sinto que falo com todo mundo e todos os grupos, mas não pertenço a nenhum. E no fim as pessoas com quem saio sao brasileiros… Moral da historia, acreditei que college fosse me dar oportunidade para fazer amigos, mas na realidade nao foi bem assim. Mas fiz bastante conhecidos.

Outras coisa que pesa é nao saber como as coisas funcionam aqui. Ao contrario de quem chega imigrante e tem que resolver tudo ao mesmo tempo e rola um overdose de coisas a serem feitas  + entender a cidade, eu pude ir com calma nesse aprendizado. E mais, meu curso me deu muita informaçao util pra quem nao é daqui. Por exemplo, eu tive uma aula de segurança no trabalho que me apresentou o CSST e como funciona. Ou seja, qualquer acidente de trabalho que aconteça o CSST cobre, se você precisar se ausentar do trablho por isso explicaram como eles calculam o salario etc etc. Posso nao saber tudo de cor, mas ja sei onde ir pra perguntar. Minha aulda de RH falou de curriculo dos e donts e cover letter mas isso voce acha na internet. Falamos sobre perguntas ilegais que você podde recusar a responder porque não sao pertinentes ao cargo ou que podem ser descriminatoria. Falamos das unions que sao como sindicatos e que tem um peso enorme aqui. Elas fazem contratos com as empresas em nome dos funcionarios (qualquer cargo de supervior pra cima nao esta coberto) determinando TUDO, carga horaria maxima, carga de trabalho, como promover alguem, direitos etc etc. E isso vai pesar qnd voce quer ser promovido. Pois a union sempre da prioridade pra quem temmais tempo de empresa. Ou seja, fulano pode nao ser muito bom ou o mais competente para ser promovido, mas ele tem 20 anos de empresa e quando tiver uma oportunidade de promocao ele sera a primeira opcao. Esses agreements mudam de empresa pra empresa mas essa da senority é cliche. Logo, sabendo disso ja sei que as promocoes vao demorar, na hora de fazer horario o ulltimo que chegafica com menos horas, quem tem senority pode escolher dias de folga, os horarios etc etc. Ja não vou ficar surpresa com isso. Tambem tive aula de law que eu uma geral muito boa em varios assuntos. Sei que contrato verbal aqui tambem conta, que contratos podem ser cancelados se você provar que você foi forçado ou intimidado a assinar (por examplo, com uma arma na cabeca), que contrato de aluguel de casa renova automaticamente, que video nao conta como testamento em caso de morte (historia engracada), que se não casar, mesmo depois de 40 anos juntos, o conjuge nao tem direito aos bens depois da morte do outro conjuge.

Outra aula que me ajudou muito eh a da frances esse ano. Eles dividiu as regioes do Quebec e cada um tinha que apresentar pra turma. Quem diria, tem 21 regioes dentro do Quebec! Pelo menos ganhei uma nocao da provincia como um todo. Mas o que me falta mesmo é entender as divisoes de Montreal e redondesas… Falam muito da West Island (que eh pra onde tem o aeroporto), South Shore (que pelo o que eu entendi é fora de MTL, Brossard etc depois do ponte rs) e volta e meia falam um lugar e eu fico… ah ta…… (????) E é esquisito porque nas aulas é tudo muito local e nem sempre os exemplos dos profs fazem sentido pra mim. Tem empresa que eu nao conheco. É tipo eles dando falando da Mesbla (quem lembra ?  rsssss). Sinceramente eu ouvi muito dessa loja quando eu era crianca, nem sei se cheguei a entrar nela, ela faliu. Mas se alguem falar dela acho que nao ia ficar tao perdida. Ou mesmo usar a Varig como exemplo. Enfim, eu fico por fora. Isso éporque eu ainda nao tive ue falar de celebridades canadenses hahaha. Quebecois entao…..

Do meu ponto de vista, o inverno é o de menos. É frio, mas só na rua e quando eu entro eu ate esqueço. O que pesa mais pra mim é o dia curto e a falta de sol. Dezembro aqui ficou dias sem fim nublado e cara de chuva. O dia super curto com o por do sol pelas 16h e o pouco e luz solar que a gente podia ter ficou coberto por nuvem. Isso semana a pos semana comecou a me incomodar. Acho que posso ousar dizer que prefiro -30C ao fresquinho que tava porem nublado. Me de sol, mesmo que com o frio. Entranos no horario de verao no fds passado e eu adoro (mesmo tendo sido uma transicao dificil fiquei com os horarios tudo trocado). Literalmente de um dia pro outro o sol se poe depois das 18h =D

Quanto a preconceito por ser imigrante eu ja senti uma leve vibe numa entrevista de emprego. Foi e nao foi preconceito. Eu tive a sensacao que minha experiencia fora não conta. Eu ja trabalhei em hotel e a pergunta dela foi assim “entao voce nao tem nenhuma experiencia em hoteis….. em montreal” e isso me incomodou pq me deu a sensacao que se nao for aqui nao conta. Mas se todo mundo for pensar assim como é que se consegue a experiencia aqui???? ora bolas! U_U e outra que me incomoda muito é quando meu namorado diz que “é coisa de imigrate”. La estava eu linda olhando floquinhos de neve de perto tão lindinhos e ele me disse “ça fait tellement immigrant” (ah isso é tao imigrante) eu nao acho que ele fala por mal, acho que faz mais pra implicar mesmo, mas mesmo assim… De forma geral eu acho que os quebecois são bem tranquilos com imigrantes. Na verdade eu acho que são os outros imigrantes que trazem seus preconceitos, assim como nos trazemos os nossos. Não que os quebecois não tenham preconceitos, mas eu acho que eles ja crescem numa cidade tão multicultural que acho que eles crescem mais receptivos, eu imagino.

Acho que o post ficou muito cheio de ideias soltas em cada paragrafo, mas é que eu tenho um monte de coisa em mente e esta tudo bagunçado rs mas o que eu quero dizer é que aqui não é um paraiso apesar de ter uma qualidade de vida bem melhor. Se você pensa mesmo em vir pra ca foque na lingua. Sem ela você se enrola pra fazer todas as outras coisas. Pesquise bastante! Porque quanto mais voce souber antes de vir mais facil fica quando voce chegar aqui. E saiba que tem umas coisas que são bem pessoas. Umas pessoas se integram melhor, cada um sente falta de uma coisa, uns se sentem em casa mais rapido, uns sentem muito. E se vier e ver que isso nao é pra voce, volte e busque o que te faz feliz. Nao tem pra que ficar infeliz aqui. Canada não é para todo mundo, imigrar não é para todo mundo e ninguem é menos por isso.

Eu adoro o Canada, gosto muito de Montreal, mas tenho meios receios quando algumas politicas do Quebec. E o sistema de saude daqui me assusta. Volta e meia tem umas historias loucas no jonal de pacientes que tiveram problemas. Do nivel que vi uma materia de pessoas cruzando a fronteira pra ir numa clinica em Ontario e falando como o tratamento la é muito melhor. Aqui você espera demais, os medicos fazem pouco caso e parece que eles evitam fazer testes mesmo você precisando ser dianosticado… Nisso outras provincias parecem melhores, sem contar a ausencia do frances 😉

Pra onde eu iria? Não sei…

Ela

Quebecleza no instagram

Screenshot_2016-02-24-21-31-36Olá de novo!

Como me peguei postando mais fotos que posts recentemente achei que seria mais interessante fazer isso num app só disso 😊

Então vai lá no insta me acha me segue me like me comenta 😉 💙 💙 💙  estarei te esperando ☺

 

Ainda em tempo! Ei , vc que já manda de blog facebook e intagram: comé que conecta tudo? 😅

Ela

Resultados da pesquisa

Pois bem, eu fiz uma enquete tem cerca de um mês sobre o que vcs gostariam de ver mais no blog. Tentei fazer a enquete ficar aberta por um mês mas acho que foi só uma semana. Não sei como saber ao certo. E agora tb não posso mudar o passado xD

 

Das opções dadas a ganhadora foi “historias do dia a dia” e a segunda opção que recebeu votos foi “notícia de imigração”.  Daí legal. Antes eu lia por aí e postava aqui. Mas eu mal estou sendo capaz de dar conta das coisas que eu tenho pra fazer que…. É, esse blog vai ficar de lado por mais uns meses (3? 4?) Até eu terminar esse semestre. Mas como sempre vou passar aqui sempre que der. E apesar de não postar no blog eu post sim no Facebook notícias de imigração de vez enquanto é as vezes nem é necessariamente do Canada (link pro facebook está ali do lado é só seguir 😉 )

Daí eu linda criei a opção “histórias do dia a dia” mas esqueci de definir pra mim o que isso seria rsss Cara, na boa, minha vida está uma rotina e como toda rotina não está mt interessante.  Se eu fizer disso um diario vou perder a meia dúzia de seguidores que me resta 😂. Aí vcs dizem “ah fala do que é diferente daqui (br)”. Ok outro dia vi da janela eles limpando a neve das ruas. O cara parou o “trator” (não sei o nome nem em pt) no estacionamento ao lado de outro e ele saiu com o colega e deixou o motor ligado. Cara, sério não é tão interessante assim. (Acho que eles foram pro Tim Hortons tomar um café rs). Ou entao outro dia tava uns -12 e vento e passou por mim um cara correndo tipo jogging com uma camiseta. CAMISETA! Daí eu pensei “ah para. Colega não tá esse calor todo vai. Depois dos -24 -12 é tranquilo mas pera lá!” É , meu reality show ia ter audiência negativa hahaha enfim.

De qualquer forma eu pretendo postar sobre meu processo de imigração ainda esse ano pq esse é o plano. E se por acaso eu estiver errada e essas histórias são super interessante pra vc avisa aí nos comments. Se tiver sugestão escreve tb. Então é isso.

Um bjo pra minha mãe pro meu pai e outro pra vc xuxa.

Ela

Conheça o black ice, seu inimigo de inverno

Pra falar a verdade entre vento e black ice eu não sei quem é mais inimigo. O vento é horrivel, ele quer te matar. Só que o black ice faz vitimas reais. Mas vamos começar do começo.

O black ice é resultado do seguinte fenomeno: neve derrete (pq a temperatura subiu ou por causa do sol) dai cria-se uma poça da neve derretida. Em seguinda a temperatura cai (ou o sol se poe) e o frio trata de congelar essa poça. Ta-daaa, black ice! Daí no dia seguinte você sai andando com pressa e\ou distraido, não ve o black ice e você escorrega nele. As conseguencias podem ser de uma baita dor na bunda (se cair sentado) a até mesmo quebrar um osso! Por isso é bom tomar cuidado.

Ontem, por exemplo, chegamos a +5C e as calçadas estavam todas escorrendo neve. Ao longo da noite a temperatura caiu e hoje estamos uns -6C e toda essa agua que escorria congelou no meio do caminho e tive alguns black ices no caminho (pode falar ices?). Daí eu tirei fotinha pra vcs =D (ignora minha falta de cunho artistico em fotografia, combinado?)

pixlr

Mas não acaba ai! Fica ainda melhor quando nevar de novo e a neve cobrir o black ice e você não lembrar/saber que ele esta ali. Porque so uma fina camada de neve não cancela o poder escorregadio do gelo. E o pior é que ele vai ficar ali pra sempre! (ate a temperatura subir e ele sumir de vez ou talvez mt mt mt neve cobrir). E isso é só do ponto de vista do pedestre.

Como eu não dirijo aqui (e morro de medo de pegar carro no inverno de qualquer forma) eu não tenho experiencia com o assunto, mas tambem causa acidentes de carro.

Moral da historia: tem que olhar por onde anda. Na melhor das hipoteses vc ganha um susto e segue com a vida. Tipo assim:

Com sorte você pode mostrar estilo

Podendo até virar um meme!

Numa hipotese media vc cai…

Na pior hipotese vc se machuca feio, mas eu não quero achar gif pra isso U_U

>>>Diga o que você quer ver aqui no blog! Vote =)

Ela

Esquecendo o portugues, esquecendo o Rio…

Parece estranho mas é bem verdade. Quando eu ligo pra minha mae eu me vejo buscando palavras ou não sabendo traduzir porque simplesmente não lembro a palavra para aquilo! Não que eu não lembre mais apenas custa a aparecer. E não é por falta de contato com a lingua tambem não. Tenho amigos brasileiro aqui, facebook e conversas online com meus amigos do brasil e daqui. Mas de alguma forma tem coisas que vao se perdendo…

Lembro claramente de um erro basico que cometi no meu intercambio de Vancouver (pra quem não sabe fiquei la 6 meses muitos anos atras bem antes e vir pra ca). Eis que numa conversa de MSN ou qq coisa do genero (#feelingOld) eu escreci “serto”. “Serto”! “S-erto”!!!!!!! Eu sempre tive problema com a escrita (dislexia leve mandou um bj), mas nunca, nunca, nunca (!) tive problema de escrever certo…certo! Eu lembro que passou pela minha cabeca que tinha alguma coisa errada, não achei (!) e deixei pra la ate que a pessoa me chamou atençao e eu prontamente escrevi certo ^^

Com os amigos daqui é de praxe jogar umas palavras em ingles. “vou fazer laundry” é uma frase certa. Sem contar que os anyway, just in case, just saying e outros são expressoes que entram pra vida. Então quando eu falo com a minha mae – que não fala mt ingles – eu traduzo tudo daí minhas frases ficam assim  “depois eu vou fazer.. (????)… lavar (!) roupa”. Pq aqui we do laundry dai eu traduzo o do e fico confusa na minha frase xD. Ou eu vou e escrevo Emperadora…. de Empress. E essas palavras que são iguas mas são diferentes são as piores. Nunca tive problema com essa palavra (ainda) mas é um otimo exemplo: dance, danse, dança. Se fosse outra palavra eu nao ia saber se é com S ou com C mas em alguma lingua vai estar certo xD

E mais! Enquanto eu estava no Brasil eu tinha reflexo de falar em ingles – for no reason! Just reflex! Eu não sou a mestre da linga nem nada (ainda cometo varios erros. pronuncia entao…!), mas meu dia a dia ta em ingles. Minhas aulas são em ingles. Provas, conversas, pesquisas, trabalhos, discussoes em aula… Tudo. Acho que virou habito.

Pode ser que alguem por ai no mundo ache que eu to metida a ~besta pq to morando fora (ainda existe gente assim?), mas quer saber a ironia? Agora que eu voltei eu tenho reflexo de falar portugues aqui O_o E olha que responder em pt é uma coisa que quase nao  me acontece (e ingles no br tb. vem a resposta e ai eu travo e devo ficar com cara de retardada). Mas essa semana a menina achou que eu estava de um lado e eu estava do outro dai eu falei “to aqui” mas ela entendeu pq ela olhou pra mim (hahahaha #joking). É dificil viu. Tem vezes que da um bug no cerebro…

E por fim eu nem lembro mais dos ditados populares direito. Acabei falando “aquele da agua com a pedra…” (agua mole…) #fail. Ainda tem informaçoes de la! Telefone de casa, CEP, conta de banco etc…. D= Socorrr!

Mas e o Rio?

Pois é, to ficando mais e mais turista na minha cidade. Nome de lugares… Ja ouvi falar, onde é que é mesmo? E os onibus que baguncaram tudo!!! Tive que ir pra Tijuca – que eu confesso que nunca andei muito por la e não sei o nome de uma rua. Olhei e estudei no google, dai o metro tem varias saidas e eu nao sabia se tava na certa. E sabe como são as ruas do Rio ne, se torcem e fazem curvas que uma paralela mais pra frente pode ta cortando essa rua (saudade das minhas ruas quadradinhas *-*). Gente, eu olhei no mapa do lado de fora do metro! Sabe aquele enfeite com o mapa que todo mundo ignora, pois bem la estava eu e ainda fiquei me perguntando se estava virando alvo de assalto por mostrar claramente que nao sei pra onde eu vou. Acabei perguntando num carrocinha de comida. A menina me falou pra olhar no celular S2 dai eu disse que não tinha internet =) Acho que eu esqueci de comentar que eu não tenho cel no brasil. Dai nem rola de pedir “socorro, mãe!” ou dizer “fulando to chegando”/”onde vc ta?” #tenso Como era mesmo a vida antes ded celular???

Dai é isso… Estou lentamente esquecendo um pedaço de mim =(

Ela

>>>>Participe da enquete você tambem! >>>>> AQUI.

Nascer do sol alinhado e por do sol bonito

Um post de fotos.

Indo para o college as quase 8h eu vi esse sol lindo surgindo. Achei magico ele parecia estar alinhado e centralizado na rua, se liga nas sombras S2

2016-01-14 07.57.16

E esse por do sol de ceu azul S2. Valorizo todo e cada dia/momento de céu azul, porque céu nublado é certo! T_T

2016-01-11 16.15.27

>>>>Participe da enquete você tambem! >>>>> AQUI.

Ela