Coisas pra saber quando for alugar apt em MTL

Umas das coisas que tem que se pensar é onde morar quando chegar aqui. Como ninguem chega milionario comprando casa geralmente ficamos na opção de alugar um quarto ou apt e no caso de intercambio ainda tem a estadia em casa de familia, mas eu ja falei disso antes). Eu já experimentei todos e escolhecendo o alugar sozinha. Como não sou nenhuma expert eu vou apenas falar por experiencia e dar dicas com o que eu aprendi apenas com o intiuto de dividir conhecimento e evitar que outros caiam em furadas ou entrem numa situação ruim sem saber. Estou focam mais no caso de estar alugando com a administracao do predio.

Primeiro é importante saber que muito lugares pedem o chamado co-signer caso você não tenha historico de credito ou não esteja trabalhando Co-signer é a pessoa que fica financeiramente responsavel caso você não pague o aluguel. E não pode ser qualquer pessoa. Existem criterios. A pessoa tem que:

1- ter estabilidade financeira – estar trabalhando um ano ou mais

2- ter um aluguel ou um mortgage

3- tem um salario que cubra o aluguel/mortgage dela e o seu

Se você não tem credito e nem um co-signer isso ja reduz muito suas opções quando você vai buscar um lugar pra alugar. Mas existem lugares que aceitam deposito como garantia e não exigem um co-signer. E é ai que mora o perigo. Daí que tem umas coisas que é bom saber e pesquisar antes. Na pior das hiposteses pelo menos você sabe o risco que esta correndo e não é tão pego de surpresa.

Dica #1  e muito importate – Descobri que é ilegal 1) pedir deposito para último mês ou um valor superior a um mes de alugel (o primeiro mês é legal) 2) ou deposito para cobrir qualquer valor (por exemplo chaves). Mas na realidade isso acontece muito… Eu mesma paguei um valor paras chaves que eu receberei de volta quando sair daqui (não sei se recebo de volta caso eu perca as chaves D= )

Dica #2 não preencha formularios pra mais de um lugar ao mesmo tempo. Apesar deles não serem o contrato de aluguel em si e apenas um formulario no qual a adm do predio vai analisar pra ver se te aceita ou não ele acaba valendo como uma especie de commitment que te prende a eles. Sempre cancele antes de comecar com outro lugar.

Dica #3 Pesquise sobre o lugar. Não custa nada jogar o endereço do lugar no google e ver o que aparece. Eu desisti de um lugar porque achei 3 comentarios reclamando da falta de aquecimento no apt no inverno apesar de incluso no alugel, da demora pra consertar as coisas e de falta de agua. Todos com menos de um ano. Existem tambem sites de denuncias de bedbugs e outros problemas.

Dica #4 Prefira lugares com aquecimento incluso. Eu não sei quando é, mas me falaram que sai muito muito caro no inverno. Por outro lado a luz não parece cara. Existe tambem aquecimento central no qual você não controla (apenas liga/desliga) e existe tb um aquecedor em cada comodo com o controle em cada comodo (que permit ajustar de acordo com o seu frio/neccessidade a qualquer momento)

Dica #5 Existem lugares que mediam a relação entre locatario e locator e eles podem tirar suas duvidas a qualquer momento. Pra checar direitos e deveres tem a Régie du Logement. Mas eles parecem mais úteis se você ja tem um contrato assinado. Na fase do formulario eles não se mostraram muito uteis não. Mas eu prefiro mesmo o Comité Logement que foca na defesa dos direitos dos locatarios. O Comite foi muito mais querido ❤

Dica #6 Contrato verbal é valido no Quebec (ou só montreal? =S ). Por isso mesmo antes de assisnar o contrato se, por exemplo, eles te avisarem que você foi aceito é quase como se você ja tivesse assinado o contrato. Se alguem quiser tirar vantagem eles podem te amarrar já e você não pode mudar de idea.

Dica #7 Tenha uma cópia de tudo. Como tudo na vida tenha uma copia do contrato (que eles são obrigados a te dar), dos recibos e eu teria ate uma copia do formulario antes de entregar. Exija sempre uma copia.

Dica #8 Mesmo em caso de deposito para o primeiro mes (que é legal) eles não podem pedir o valor cheio qnd você apply. O certo é pedir uma parte do valor qnd você apply e preenche o formulario e só pagar o restante qnde se for aceito por eles. Dai o primeiro mes ja esta pago e você so comença o pagamento mensal no segundo mês.

Dica #9 Tudo que quebra no apt eles que consertam. Eles trocaram minha geladeira que estava vazando. Eles consertaram o exaustor do fogão que parou de funcionar. E no meu apt antigo eles até trocaram a luz do banheiro (era teto bem alto e era uma lampada dessas pequenas. se fosse normal e ao alcance eu provavelmente eteria trocado). Nesse mesmo apt o suporte do cabide caiu no armario da menina e eles que concertaram. Nunca paguei nada extra em nenhuma das situações.

Dica #10 Confirme o que esta incluso no valor do aluguel.  Muito lugares dizem all inclusive mas não inclui a luz ou não inclui o aquecimento. Evite surpresas até porque se seu orçamento pro aluguel é X mas esqueceu de incluir tal conta pode fazer uma diferença. Outa coisa, eu particularmente não sei a diferença e entre Hydro (nome da companhia) e electric. Não sei ate hoje se Hydro inclui o aquecedor ou não.

Isso é tudo o que eu consigo pensar agora. Só sei que existem sim muitos lugares que se aproveitam dos recém chegados que não sabem as leis nem seus direitos ou que se veem forçados a fazer o errado por falta de opção e conhecimento. O Canada é melhor do que o Brasil em muitas coisas, mas existem maladros e ~espertinhos em todo lugar.

Espero ter iluminado um pouco as coisas com a minha pequena experiencia aqui.

Curta o Quebecleza! no Face

Ela

Anúncios

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s