De olho no TEFAQ (teste de francês)

La no inicio do ano eu me coloquei a meta de voltar pro francês pra fazer o exame exigido pela imigração ainda esse ano. E cá estou eu fazendo um curso preparatório especifico para o exame TEF/TEFAQ.

A principio eu ia fazer o DELF (outro exame de francês) porque já o fiz faz uns anos (só que pra imigração tem que ser recente) e achei que a familiaridade com o exame pudesse ter uma vantagem. Mas não consegui achar nada preparatório pra esse exame então dei uma olhada nos outros exames aceitos e cheguei no TEF/TEFAQ.

Achei esse lugar no OldPort que não só tem aulas especificas pra esse exame como também faz o exame em si! Perfeito! E de quebra as aulas acabam assim que a meu College começa #perfecttiming

A turma toda (total de 10) é de pessoas que querem imigrar e um que quer tirar a cidadania e todo mundo precisa comprovar o francês. Até o prof de que é da França teve que fazer o exame pra imigrar…

Com apenas duas aulas eu já pude perceber que os dois exames são bem diferentes em estilo. Enquanto o DELF você escolhe o nível da prova que você quer fazer e se você passar você ganha o certificado no TEFAQ é uma questão de pontual e eu preciso de pelo menos 217/360 pra ser considerada B2, o nível aceito pela imigração. E outra no DELF você paga X e faz os 4 (fala, escrita, escuta e leitura). Já no TEFAQ cada habilidade tem um valor e pra imigração você só precisa da expressão oral e compreensão oral. Sai mais barato =)

O que eu to gostando no curso é que não é gramatica, não é verbo, não é o francês, mas a prova. São aulas em cima de exercícios no modelo da prova. O que é muito bom já que, ao contrário do DELF, o TEFAQ tem pegadinhas. Os exercício de escuta tem se mostrado difícil por isso. As opções são muito parecidas e as vezes todas tem palavras que você ouviu no áudio, mas o jeito que eles constroem a afirmação deixa ela falsa ou apenas parcialmente verdadeira. Adoro que ele tem dado vaaaarias dicas pra gente ficar esperto e não cair nas pegadinhas. ❤

Vou ver como eu fico ate o fim do curso e ai marco a prova (já que tem toda dia/semana enquanto o DELF é 2x ao ano). Da medinho, mas eu acho que sou bem capaz de passar no exame. E o medinho que da tambem é porque esse é o meu primeiro passo pra papelada da imigração. Tenho mais 2 semestres até o fim do curso e com o diploma posso dar entrada de fato na imigração. Daqui um ano tudo será diferente. Nem sei o que me espera…

Ela

 

5 pensamentos sobre “De olho no TEFAQ (teste de francês)

  1. Oi
    parabéns pela perseverança, mesmo!
    vocês merecem todo o sucesso.
    Gosto muiiito dos seus textos e tenho acompanhado a saga de vcs, desde o início das postagens…

    Gostaria de solicitar uma informação, para lá de delicada…rs…

    Eu tenho 61 e uns. Como aposentei-me, quero realizar meu antigo sonho. Ir estudar Francês em Quebec. Por acaso, conheceria uma família ai, que aceitasse hospedar uma senhora mineira(moro há 30 anos, em SP), por um mês ou dois? Acredito que, uma família simples; poderia passar valores mais em conta.
    Achei os valores passados para tais hospedagens, via intercâmbio, um tanto salgados.
    Creio que ñ possa responder via e-mail, entendo.
    Sou licenciada e pós-graduada, poderia lecionar, como voluntária.
    Ficarei no aguardo.

    Big abraço.
    Stay Blessed
    Professora Helena

    • Olha Helena
      Muito obrigada pelo comentario e por estar acompanhando esse bloguinho =)
      Infelizmente eu nao tenho conhecimento de familias que hospedem sem ser pelas escolas. O que eu sei é que sai até mais barato um apt do que uma casa de familia. Mas tb sei que é dificil alugar a distancia especialmente pra passar tao pouco tempo.
      Não pude ajudar mt, mas se tiver mais perguntas pode mandar por aqui ou por email (capaz de responder mais rapido). Boa sorte na sua busca

      Ela

  2. Pingback: Fiz o TEFAQ – esperando o resultado | QUE BEc LE ZA !

Participe do blog, deixe um comentário!

