Janelas

Sim, janelas.

Não foi ate eu me mudar pra casa onde estou atualmente que eu me toquei de como tudo aqui é trancado. Fui percebendo aos poucos. Janelas em prédios não tem a opção de abrir. Janelas de casa geralmente abrem pouco e não escancaram como as nossas . Mas como nas minha primeiras casa aqui eu tinha acesso a um porta seja pra varanda ou pro quintal foi nessa casa aqui que eu comecei a ficar com a sensação de trancada a vácuo. Vento? Que isso? Acho que ouvi falar dele no Brasil…

Em um lugar onde as temperaturas ficam abaixo de zero por 3  ou 4 ou mais meses é mais um questão de sobrevivência ficar com as janelas trancadas por todo esse período. Faz sentido. Mas como eu tinha minha janela aberta no Brasil o tempo todo e vento sempre entrando e renovando os ares fiquei meio incomodada com essa ideia de “ar parado”. Deus abençoe os ventiladorezinhos de banheiro! Ou até mesmo o exaustor da cozinha! Eles eram minha única forma de pensar que o ar se renovava na casa (só que dos dois banheiros da casa só um o fan funcionava e hoje os dois estão ruins…). E nem adiante fantasiar com a porta de entrada que ainda tem mais duas ate chegar a rua de fato. Resumido só se for renovar o ar com o ar de dentro do prédio rs

Mas o ser humano se acostuma com tudo né. E eis que na minha ultima volta ao Brasil como visita (passei natal ca familia 🙂 ) eu comecei a me sentir estranha com a casa tão aberta. Todas as janelas da casa abertas e escancaradas –  omo sempre. Inclusive enquanto a gente dorme. Porque né…  calor infernal, quem se tranca? Mas eu comecei a ficar com essa sensação de estar exposta :S E até porta pra varanda tava escancarada. A gente mora no 10 andar, não tem muito como alguem entrar sabe, mas acho que tipo me acostumei com o ficar tão trancada rsss Mas confesso que é uma delicia ter um janelão aberto e um vento correndo *_*

minha janela no brasil. ironicamente ela esta quase fechada nessa foto rs

minha janela no brasil.
ironicamente ela esta quase fechada nessa foto rs

2014-03-12 18.37.33

Minha janela atual e sua vista incrível!

Dai que morando aqui você aprende que o vidro da janela deixa o frio entrar e que é importante ter cortinhas. Cortina pra mim tinha duas razões de ser: deixar o quarto escuto ou dar privacidade evitando olhares curiosos. Até que aqui eu aprendi mais uma: “segurar” o frio. E por isso eu tenho duas cortinhas rss uma fininha e clarinha que tem a função do frio e uma grossa que tem as 2 primeiras funções. E não é nada não é nada o espaço entre essa fininha e a janela é geladinho enquanto no resto do quarto ta quentinho ^^

Ai chega o dia que você descobre as janelas termo-eficientes – ou algum nome fancy desses. Como tudo na vida as janelas atuais são cheias da tecnologia e são melhores que as antigas na hora de conservar o calor. E eu que mora um predio velho posso dizer que acredito. Minha porta da cozinha pra varanda patetica daqui prova isso. Apesar de serem duas portas o frio entra e entra mesmo! E ano passado um das meninas ainda colocou um ~treco todo em volta da janela pra ajudar no isolamento. Eu não quis botar no meu quarto porque 1) a coisa fede e como eu disse o vento no circula e eu gosto de mim. 2) eu não tava achando o quarto tão frio assim.

Manivelinha de janela e a redinha (invisivel a olho nu)

Uma coisa que ainda me deixa em cima o muro são essas redinhas de janela. Veja bem, pra abrir minha janela na primavera foram etapas. Primeiro o vidro de dentro, dai a redinha e depois o video de dentro, mas é bom baixar a redinha de novo (baixar porque minha janelas é daquelas que abre pra cima ^^). As vezes eu pensava que a redinha ia impedir de um bom vento de entrar =/ Mas ao mesmo tempo não queria que meus amigos esquilos entrassem em casa muito menos insetos. Então fica a redinha abaixada! Deus me livre de estar sozinha em casa e me entrar um bicho! Daí eu fico pensando porque a gente não tem redinhas no brasil. Nem falo muito no centro porque vejo muito pouco bicho (a não ser que você esteja acordado de madrugada. Quantos bichinhos não apareceram no meu quarto assim! Coisa da luz…). E com isso da redinha na janela -pelo menos eu imagino que seja por isso – eles tem essas janela que pra mim são bizarras. Umas que você abre girando uma manivelinha…. #boring Acho estranho. Acho que demora uma vida pra abrir/fechar a janela. Isso se a janela abre o suficiente.

Como a janela do meu quarto da pra uma parede e outra janela quero mt me mudar e ter uma janela que entre luz!!! Como você ja deve saber o dia é muito curto durante o inverno (sol se põe as 16h) e por incrivel que parece o que me incomoda mais no inverno é a falta de luz e não o frio. Meu sonho de consumo no momento é um casa clara! E se puder com uma vista! =D Janelas são muuuito importantes pra mim, percebi isso. Ter o comodo “basement” é uma coisa, mas não sei se moraria num. As janelas são pequenas e quase no teto e quase tudo faz sombra e te cobre. Isso se vc tiver janela. Dai que prédios (esses bem altos com elevador, não esses de 4 ou 5 andares com escada que tem aqui) geralmente tem muita janela. Muitas vezes eu vi tipo uma parede inteira de janela =D #solvemnimim Mas por outro lado eu me vi com a grande duvida: vale ou não vale a pena?

No inverno é um tantão de janela pra cobrir e não deixar o calor escapar. Não sei o quanto sua casa fica esposa ao frio. Depois no verão com sol de tão cedo até tão tarde (21h) imagino que o apto vire uma sauna né (sim, aqui faz calor e fica quente etc). Imagina se eu não tenho AC o_o Não se pode ter tudo. Mas acho que luz o ano inteiro é mais importante que uns meses (dias?) de muito calor.

E foi assim que o canada mudou minha relação com janelas rs

Ela.

Participe do blog, deixe um comentário!

