Estudar em Montreal é….

Estou começando meu terceiro semestre e curtindo muito o curso. E agora acho que ja posso fazer comentários.

Estudar em Montreal é:

  • ter professores super rígidos com horário – sim, alguns vão te proibir de entrar depois da hora. Outros são super legais e te dão 5 minutos! E uma foi muito legal e disse “ah tudo bem tem dia que as coisas dão errado e a gente se  atrasa. Então se você chegar 8 minutos ta tudo bem” hahaha pra mim é irônico porque estamos acostumados com 10 ou 15 min e ninguem conta no relógio então… Teve uma menina no primeiro semestre que se atrasava pra primeira aula todo dia. Ela perdeu mt aula. Por outro lado o único prof de exceção ele não podia se importar menos. Desde que você não perturbe a aula e entre em silencio tá tudo bem.
  • ter colegas de classe (e eventualmente amigos) de toda parte do mundo – no primeiro semestre pelo menos 10 dos 30 era da china ^^ dai um do Marrocos, Coreia, Venezuela, França, Pérsia. Mas claro tambem tem gente que nasceu aqui. Só que eles não parecem maioria rss (Talvez porque seja o LaSalle…)
  • ter professores com sotaque –  assim como você e os outros alunos muitos professores não são daqui e ainda carregam um sotaque que pode ser muito forte. O que é um desafio.
  • ter horários e buracos no horário muito louco! – as vezes rola de ter um intervalo de 4 horas! Mas tambem tive dia das 8h as 18h só com intervalos de 10 min. Cada dia é uma dia…
  • ter que ler Shakespeare – sempre percebi nos filmes que ler Shakespeare aqui (na america do norte) é tão básico quanto saber o alfabeto. E esse semestre terei de lê-lo >__< Que eu fique fluente no old english lol
  • ter professores preparados – eu tenho a sensação que muitos (porem não todos) dos meus profs são muuuito bem preparados pra dar aula. Eles não são apenas pessoas que trabalham com aquilo, mas geralmente são cabeças. Veja bem, eu estou estudando Gerenciamento Hoteleiro. Um dos profs viajou treinando novos funcionários de cada novo Sheraton da região (tipo Europa/Oriente Médio se não me engano), a outra é Geral Manager de um hotel. A outra é trabalhou com consultoria por anos e agora ela tem uma empresa de consultoria. O outro é gerente de um restaurante gigante!
  • ter um colégio com aulas praticas –  tá, pode ser que no Brasil tambem tenha aulas praticas, mas de forma geral era tudo muito teorico em sala. OBS: fiz senac onde eles se dizem ser praticos. Bom, aqui minha aula de Alimentos & Bebidas é de fato num restaurante servindo cliente. Aula de contabilidade com um sistema de contabilidade pra postar vendas, compras, despesas e todo esse mimimi como fazem numa empresa e fato. Assim como Lodging a gente teve o sistema (que é o mesmo no hotel da prof) pra fazer reservas check in e check out. E ainda vou ter uma aula em um bar (cada aluno tem o seu e a bebida é agua colorida! hahaha so o prof tem alcool mesmo ^^)
  • ter agenda escolar que começa em agosto e termina em julho – eu acho muito estranho, mas como o ano escolar daqui começa agora nesse período (fim de agosto inicio de setembro) as agendas seguem o mesmo padrão. Daí o primeiro mes da agenda é agosto xD Bizarro.
  • ter aula com o quadro digital – nunca tinha visto na vida, mas é um misto de ~lousa~ e projetor. Só tive uma aula ate agora com o coisa ligado, mas aparentemente você pode fazer um monte de coisa. Mas só vi como projetor mesmo. (foi dificil achar um video, então vai esse mesmo. clique aqui. da pra ter uma ideia).

Bom, esses são algumas das coisas que notei aqui. Talvez eu esteja meio ultrapassada nos meus conceitos sobre o Brasil ou talvez seja do jeito que eu lembro. De qualquer forma eu gosto, curto e me dedico muito (mais do que nunca na vida) aos estudos aqui.

Ela

7 pensamentos sobre “Estudar em Montreal é….

  1. Nossa Ela, que legal 😀

    Fiquei com vontade de fazer college aqui, eu tenho planos de quando virar RP, fazer, ´pq é mais em conta pesquisei e é só decidir o curso, tenho quase certeza de que será Accounting.

    Eu fui visitar o Red River College aqui em Winnipeg, e parece escola, com armarios e tudo, a LaSalle também é assim?

  2. Oi Ela, Danilo de novo rs.

    Eu to namorando o Quebéc por um bom tempo, to procurando alguns cursos nas Universities. Sempre entro em dúvida quando me vem a divisão de Graduate studies e Undergraduate studies, nós não temos esse tipo de divisão aqui no brasil. Sabe dizer as diferenças?

    To vendo todas que me apresentam, até o momento, a McGill e a Concordia estão ganhando, uma hora terei de decidir 😉

    • É meio confuso mesmo. Ate onde eu sei undergraduate é o nossa graduacao/faculdade e graduate é a nossa pós. Dai aqui vc faz o high school, o college ( ou CEGEP no Quebec) vai pra um undergraduate e se quiser continua com graduate. Confesso que nao tenho 100% certeza de tudo porque aqui é diferente mesmo ^^

      Como vc ja deve saber McGill é uma das melhores no mundo! E Concordia tb é muito boa. Sao dois grandes nomes aqui. Boa sorte na escolha acredito que estara em boas maos either way. E nao tenha medo de entrar em contato com as escolas e tirar duvidas. Aqui eles respondem de boa 😉

      Obrigada pela visita
      Ela

      • Ela, também tem aqueles cursos que são apenas certificates, já viu? Eu Já sou formado em relações internacionais, minha ideia é ir e fazer um desses, de 3-4 meses conhece algum? pode dar indicação?

      • Oi Danilo
        Sei sim que existe os certificates, mas como eu precisava de um curso mais longo eu não pesquisei sobre eles. Mas garanto que não é dificil de achar. Tem muita informação disponível nos sites dos colégios 😉

        Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

