En français svp, LaSalle!

Eu estou estudando no LaSalle College desde janeiro e acabou que nunca postei muito sobre o assunto aqui no blog, mas fiz um comentário na pagina do facebook outro dia sobre uma de minhas aulas. Estou num curso de gestão de hoteis e a gente vai aprendendo sobre todos os setores. Agora no segundo semestre a gente tem uma aula sobre restaurante no restaurante. Acho mo interessante que a gente vai no restaurante e faz um rodizio nas funções, como por exemplo: garçom, pantry, runner, maitre D, assistente de maitre D. E na cozinha tá o povo do curso de culinária! O restaurante é aberto ao publico dai eles cozinham e a gente serve! É uma aula 100% pratica pra ambos os cursos (ok a gente teve 2 semanas de sala de aula pra aprender o básico).

Eis que hoje a coordenadora do curso passou la quando a gente ainda estava arrumando as coisas pra nos avisar o seguinte: alguém foi lá e não teve o serviço em francês. Só que não para por ai não! A pessoa se deu ao trabalho de escrever pro jornal Le Devoir pra reclamar!! O artigo saiu ontem. A escola escreveu uma resposta, mas eles não publicaram… E ainda um radio entrevistou a coordenadora sobre isso. Ela explicou que o restaurante é uma sala de aula e que o colégio oferece os cursos tanto em francês quando em inglês e se o aluno se inscreveu para um curso em inglês eles tem que oferecer o curso em inglês. E tambem lembrou que o restaurante não tem acesso pela rua e quem vai la tem que entrar no colégio (e ver que é um colégio) pra chegar no restaurante. Mas ai ela lembrou pra gente que o é aberto ao publico e no Quebec tem a lei de que os serviços tem que ser prestados em francês e mimimimi. Dai se você fala francês otimo, se não peça ajuda ao professor. Tambem pediu que recebêssemos as pessoas em francês “bonjour” mimimi e trocar pra Inglês depois e pouco depois brotou uma placa na entrada lembrando que se trata de estudantes e tal. Ironia ou não a placa ta só em francês xD

Daí é isso. Uma tempestade em copo d’agua por causa disso (aaah ela falou exatamente isso em francês hehehe “une tempête dans un verre d’eau“). Achei a pessoa muito ofendida e eu não consigo entender o drama. Pode falar quantas vezes quiser que é a historia do Quebec e dessa coisa de preservar a língua francesa, mas é em momentos assim que toda aquela historia de tolerância que eles vendem vai por água a baixo (que nem aquela do estado laico que as pessoas do setor publico não poderiam ter/vestir/mostrar nada que fosse ligado a religião) e nem vou falar dos comentários desse artigo… Será que uma pessoa assim consegue entender que se o aluno é de fora do Quebec e do Canada vai levar um tempo pra chegar num nível comunicável de francês (e ingles tambem). E, sim, eles tem aulas de francês.

#coisasdequebec

*Aqui o texto no Le Devoir.

Ela

Anúncios

4 pensamentos sobre “En français svp, LaSalle!

  1. Na verdade oficialmente Montreal nao eh bilingue, apesar de ter muita gente que acha isso devido ao grande numero de anglofonos que vivem aqui. Eu achei bastante exagero a pessoa escrever p um jornal p reclamar disso, mas de certa forma nao tiro a razao dele em querer defender o frances, pq se ngm fizer isso, Montreal corre o risco de se tornar anglofona devido ao numero enorme de anglofonos que vivem aqui. Eu nao falo bem ingles e ja passei por situacoes de o atendente nao falar frances (principalmente os chineses de depanneurs).

  2. Oi, colega imigrante ..ehhe.. tudo bem ? Seguinte, chegaremos em Montreal em agosto e meu marido vai estudar na LaSallie também ! Queria saber se você está morando perto do College, li que havia se mudado, mas nao achei pra onde! Queria saber o que estás achando da região, se achas que vale a pena pagar mais caro pra morar pertinho.. Obrigada !!!

    • Ola Julia.
      Primeiro muito obrigada pela visita e pelo comentario!

      Sim, estou morando proximo ao LaSalle e gosto sim da regiao. É perto de tudo e cheio de opção de transporte e melhor ainda da pra ir andando para muitos lugares. Confesso que estou num predio meio velho e o fato de dividir a casa deixa tudo mais affordable, mas considerando as minhas necessidades nesse momento esta perfeito!!

      Espero ter respondido. Qualquer coisa pode me mandar um email

      Bjs

      Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s