Novo processo de imigração para 2015 – Express Entry

Vi ontem pela Oi Toronto que o processo será mesmo outro em 2015. Aquele boato do Expression of Interest vai ser verdade só que ele ganhou um novo nome, Express Entry (EE).

invitation_only-430x250

Com esse programa de imigração só imigra quem for convidado e por isso não é pra todo mundo. Eles vão focar numa imigração economicamente eficiente e por isso só imigra com oferta de trabalho. O candidato se inscreve e seus dados vão para um banco de dados aí as empresas vão buscar nesse banco os melhores candidatos para ocupar as vagas que não há canadenses – e residentes – para ocupar. Sentiu o drama. Ou seja, não basta ser profissão em demanda tem que ser profissão onde se tem mais vagas que canadenses! E não tem essa de quem chegou primeiro, tem que serquelificado e ~contratável~.

glitz_silver_black_curve_vip_pass_invitation-O lado bom é que eles dizem que o processo durará uns 6 meses ou menos. Eles realmente querem controlar a demanda de processos e claro evitar o backlog. O unica coisa que ficou meio confusa pra mim é que você é convidado e você escolhe o processo. O que eu entendi – e posso estar completamente errada – que é depois que você é aprovado pelo EE você não ta “imigrando”, pelo o que eu entendi você ainda tem que fazer um processo depois desse. E mais eu entendi que você pode vir trabalhar e só imigrar depois. Será que entendi certo? Veja esses trechos tirados do texto da Oi Toronto.

“Os candidatos do EE que receberem uma proposta de trabalho válida ou indicação provincial através do Provincial Nominee Program (PNP), serão rapidamente convidados a solicitar a residência permanente no Canadá.”

“Uma vez aprovados pelo EE, os candidatos poderão se inscrever para a residência permanente através dos seguintes programas: Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program, Canadian Experience Class, e uma parte do Provincial Nominee Program.”

Num outro texto que eu li – e recomendo – eu ja entendi diferente. Você é aceito, escolhe como imigrar e depois vem.

“Qualified applicants can expect faster processing times of six months or less when invited to come to Canada in four key economic streams: the Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program, Canadian Experience Class, and a portion of the PNP.”

O que me confunde é que pelo Canadian Experience por exemplo é um programa voltado pra quem ficou aqui um ano (a trabalho claro) daí como é que você tem ele como opção sem se quer sair do seu pais?

Daí parece que o governo vai dar um volta no Canada explicando como esse sistema funciona porque  né, sem as empresas chamando os candidatos esse programa não funcional! Está tudo nas mãos desse povo!

bouncers

Canada be like…

As portas estão fechando e fechando, as janelas estão fechando e fechando e essa festa agora vai ser uma festa privada que só entra quem tem convite. E daí que vale olhar os outros programas e você qual é melhor para você. Nova Scotia ta aí, Manitoba ta aí e eu to de olho no PEQ.

As vezes eu acho que esse programa vai dar ruim e eles vão mudar de novo. Mas só quem viver verá!

Enquanto isso curta a pagina do blog no Face (tá ali do lado > , não tem desculpa =P )

Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s