Pra quem ta começando do zero

Essa semana 2 pessoas me procuraram pra saber aqui do Canada. Uma tem a intenção de imigrar e a outra parecia mais interessada em fazer um curso. Então, resolvi fazer um post pros novatos e passar o básico do básico.

Caso 1 – quero estudar aí. #comofaz

No caso a pessoa não estava interessada em intercambio, mas um curso mesmo. Pois bem, independente de onde você for estudar você vai precisar de documentos! Sim, é preciso visto para entrar no Canada (seja de turismo, trabalho ou estudo). Se for um curso de mais de 6 meses você precisa da uma permissão de estudos (que não é a mesma coisa que o visto). E trabalhar aqui você tambem precisa de uma permissão de trabalho. Só que se você pegar a lei nova de junho 2014 com a permissão de estudo você poderá trabalhar dentro e fora do compus! *todos comemora*. Mas se você estiver aqui a trabalho (não sei como faz, sorry) você ainda tem que tirar a permissão de trabalho. Mas como Quebec é cheio dos mimimi pra vir para esta linda província você precisa do CAQ (certificado de aceitação do Quebec)! E você precisará dele para tirar a permissão de estudo. Não preciso dizer que você precisa de um passaporte, né?!

Mas antes de dar entrada nos documentos você precisa escolher que escola você vai. Se for intercambio as agencias estão ai pra isso (EF, STB, Canada Travel, CI etc). Se não quiser fazer por agencia você pode ir nos sites e pesquisar escolas ;). Se você quer fazer outro curso… Ai muda muita coisa. Mas não se preocupe a internet está aí pra isso e o povo daqui é muito simpático e vai responder teu email o/ Então pesquise e pesquise, se alguma escola parecer legal e dentro do que você quer mande um email e tire suas duvidas!! Muitos sites terão uma parte estudante internacional com informações especificas pra quem não é daqui, aka, eu e você. E tem site que até divulga valores!! Aviso logo que vai ser caro, tipo, caaaaaaaaaaro! E você não pode esquecer do custo de vida que foi a proxima pergunta que me fizeram.

Daí que eu não sabia como responder então dei valores de coisas aleatorias, tipo:

  • da pra comprar um combo no McDonalds por menos de 10$
  • um restaurante decente fica por volta de 30$
  • o cinema é tipo 12$
  • celular com internet fica 40 ou 50 $ pra cima. Planos mais básicos ficam a partir de 25 ou 30$
  • um apê no centro de Montreal 1 quarto fica por volta de 900$ mensais ou mais. Água, luz, aquecimento pode estar incluso, depende do prédio. Eu por exemplo alugo um quarto no centro por 400$ tudo incluso, até internet u_u
  • o passe mensal do metro ta quase 80$
  • o salario minimo esta em 10 dolares e quebrados a hora. Aqui é comum que te contratem para trabalhar só por algumas horas em dias aleatórios. exemplo: bar ou restaurante te chamar só quinta sexta e sábado (dias de movimento) por 4 horas (exemplo mesmo. da minha cabeça).

Todos os valores são apenas de Montreal. Outras cidades outros valores.

Os colégios provavelmente vão pedir idioma. Provavelmente um TOEFL com pontuação minima (não se se é por curso), mas o meu college aceitou meu curso de ingles daqui e sem contar que eu fiz um nivelamento antes das aulas começarem. E eu tenho um primo que está tentando estudar nos EUA e não passou no TOEFL, mas parece que eles pediram pra ele fazer a prova deles (do próprio colegio). Então veja que rola um interesse e que eles querem te ajudar sim! 😉 Daí tendo todos os documentos você se inscreve, eles te dão uma carta, você usa a carta pro CAQ (se você vier para a província do Quebec, se não pule essa etapa), daí você usa o CAQ (se for o caso) e a carta do colégio para a permissão de estudo, tire o visto e faça as malas! Ah procure onde morar e tal rs

Caso 2 – quero ir pra trabalhar #comofaz

Esse caso é mais complicado porque eu tenho quase certeza que é preciso vir com vaga garantida e tudo depende da sua profissão. Em todo caso acho valido ir no Work in Canada.ca e da uma olhada ou no Emploi Quebec se você esta de olha nessa província. Ja ouvi que esses sites tem os restos das vagas, mas não deixa de ser um inicio. Em todo caso você pode acabar descobrindo empresas e dai você entra em contato com elas. Infelizmente não sei mais que isso. Vir a trabalho me parece tão ou mais complicado que imigrar. Digo isso porque para trazer alguem de fora eles tem que ta precisando mesmo. Tipo, MESMO. porque eles tem que provar pro governo que não tem gente aqui para fazer o serviço. E se pra gente que ja esta aqui e ja trabalha na empresa ja ouvi de não consegui usar a empresa pra imigrar (eles tambem tem que provar. no caso a empresa tentou uma vez pra alguem e falhou e passou a recusar o pedido) que dirá estando noutro país sem nunca ter visto mais gordo. Não quero desanimar ninguem, mas isso é o que eu sei.

Fora isso as info de cima se aplicam.

Melhor do que ler meu bloguinho (muito obrigada pela visita by the way) é pesquisar o CIC. Lá eles tem dentro da aba Immigration os tópicos Study e Work. Escolha seu caso, leia, tire muitas das suas duvidas, arrume duvidas novas e leia mais. Eles tem paginas e mais paginas de requisitos, quanto tempo demora, valores das taxas, como fazer o que fazer e tal. A minha dica pra quem quer estudar é fazer tudo com muitíssima antecedência, quero dizer, com mais de 6 meses de antecedência do inicio das aulas. Eles tem prazos do tipo ‘se inscreva até 1 de março para estudar em setembro’. E como você não é daqui e você de mais documentos e traduzir documentos você obviamente precisa de mais tempo. Ah, claro, respeite os prazos, aqui não é brasil.

Não sou expert só tenho a minha própria experiencia. Espero ter iluminado alguem =D

Curta QUEBEcLEZA! no facebook! Comecei a atualizar mais a pagina e a postar mais. Alem de atualização dos posts do blog na pagina você tambem encontra fotos, comentários e piadas da terra do gelo 😉 Fique por dentro das piadas de inverno primavera lol

Ela

2 pensamentos sobre “Pra quem ta começando do zero

  1. hahaha! Que coincidencia! Eu recebo uma montoeira de emails toda semana de pessoas perguntando “como faz para morar aí”. O numero é tão grande que estou pensando até em abrir uma agencia de intercâmbio (sério!!! será que vale a pena???).
    Aqui a primavera já está com o pezinho na porta, acho que mais 2 semanas já vai dar para sair sem casaco! (TOMARA!!!!)
    Bjs e sucesso da sua velha amiga “Dupla Canadense”! 🙂
    Cecilia

    • Oi quanto teeeempo!

      Pra mim n’ao perguntam tanto, mas as vezes aparece ^^
      E a primareva ta querendo chegar, mas ai neva lol Olha meu app diz que chega a 10 semana que vem, mas eu so acredito vendo! hahahha

      Bjss!! e sucesso pra Dupla! 😉

Participe do blog, deixe um comentário!

