Eu e os bancos

Esse não vai ser um post informativo. Vai ser apenas um post com a minha experiencia.

Eu só tive um bando no Brasil, o Itaú. Minha mãe abriu uma conta pra mim quando eu tinha uns 13 anos e eu lembro que no cartão vinha escrito “First Conta” (nunca entendi porque meio ingles meio portugues). Dai anos depois sei la porque eu tive que mudar minha conta, Lá fui eu e minha mãe pro banco. Ela deu um jeito de me conseguir uma conta poupança pra evitar as taxas mensais, mas que me permitia comprar coisas na loja. Ou seja, ela resolveu tudo e eu provavelmente so assinei alguma coisa e escolhi a senha. O que eu quero dizer com isso é que meu conhecimento sobre banco é perto de nulo. E herdei da minha mãe essa ideia de achar que eles “roubam” meu dinheiro. Abri uma conta salario no meu ultimo trabalho no Brasil e rolou uns stress porque não era pra ter a tal da taxa, mas volta e meia ela tava la e tinha que ficar pedindo reembolso… Um porre! E era um taxa de uns 24 reais por mes. Muito dinheiro!! Dai quando eu tava pra pedir pra sair eu pedi um extrato com tudo e levei pra casa pra conferir se não ficou sem uma taxa sem reembolso. Só sei que ficaram me devendo uns 5 reais no final hahahha E claro que eu quis de volta!

Intercambio

Pra usar cartão aqui no ano passado, eu vim com um cartão internacional prepago American Express. Dai ainda lá em Toronto eu comecei a ter problemas porque quase ninguem aceitava ele. Parece o Amex é ~coisa do passado~. Daí falei com Mamis ela deu um jeito la e arrumou um outro cartão pelo Banco do Brasil, dessa vez Visa. E mais uma vez eu não sei detalhes porque ela resolveu tudo e acho que consultou amigos e alguma coisa com taxas. Nesses dois basicamente ela coloca dinheiro lá, eu recebo aqui como debito, mas por algum motivo que eu não sei na hora de comprar ele passa como crédito. E eu só perco dinheiro na hora de sacar. Logo a sugestão da Mamis era sacar uma boa quantidade pra evitar de ficar sacando e sacando e/ou  pagar no cartão. O limite das ATMs é 400 e a taxa muda de maquina pra maquina. Eu vi de 2 e pouco a 4 e pouco. Eles avisam antes de dar o dinheiro e você pode cancelar a transação.

Preciso dizer que achar uma ATM em Toronto, e até mesmo em Vancouver, me pareceu mais facil do que aqui. E o bisonho é que eu ate perguntei algumas vezes quando eu cheguei aqui e eu via as pessoas com cara de paisagem quando eu dizia ATM. E sim, a maquinha tem a plaquinha ATM nela. Eu achei algumas aqui no centro e comecei a observar lojas que tinha a plaquinha ATM na janela junto com OPEN/OUVERT só pra avaliar se ela são raras mesmo.

Estudante internacional

Dai eu decidi ficar mais um cadinho e entrei no LaSalle. Agora as transações iam ficar maiores porque eu preciso pagar a tuition. Mamis pediu pra eu abrir uma conta aqui por foi o que aconselharam ela lá no banco. Dai eu com meu profundo conhecimento fiquei sem saber o que procurar num banco. Até perguntei pra Mamis no que eu devia ficar de olho, no que prestar atenção e ela não foi de muita ajuda… =( Então eu entrei no site dos bancos que eu lembrei: Royal Bank, ScotiaBank, DesJardins e acho que não lembrei de outro. Por falta e bons criterios eu me deixei levar pela apresentação visual dos sites. E dois deles eram um montão de letrinhas pelos cantos e meio ruim de achar qualquer coisa. E outro foi ninja e tinha de cara Student Accnout logo na minha cara. Bom, todos eles tem contas para estudante, mas só um foi realmente claro na pagina inicial. Dei uma olhada rápida pra comparar e eu acabei escolhendo o Scotia. Marquei um appointment e fui la ver se realmente servia pra mim. Expliquei que eu vou receber dinheiro do Brasil e vou pagar tuition. Dai que pra receber dinheiro de fora eles me roubam cobram 15 dolares independente do valor. E meu limite diario é 500$ mesmo se eu tiver dinheiro na conta ¬¬ Dai que pra pagar a tuition no cartão eu tenho que ligar pro banco e pedir para aumentarem meu limite diario. #chato ou eu posso pagar com cheque. Fora isso eu não tenho taxas \o/ e transações ilimitadas \o/ Então enquanto eu estiver estudando eu vou ter uma contra sem taxas =D E não me pediram nem pra depositar nem nada. Tive que levar documentos do colegio e a permissão de estudos pra abrir a conta. Não tive problemas.

Cartão de Crédito

Antes de chegar aqui eu já tinha visto pelos blogs a importancia de ter um histórico de crédito aqui. E para isso você tem que ter cartão de crédito né. Nunca tive cartão de crédito na minha vida. Por mim eu viva de debito (olha a voz da inexperiência). Não curto contar com dinheiro que não tenho, não quero pagar taxas e certamente não quero banco atras de mim. Mas me falaram que se você pedir o cartão e não usar nada acontece e não te cobram nada. E se você usar cartão e pagar logo você tambem não paga taxa. Depois que me convenceram que eu poderia ter um cartão de credito sem perder dinheiro eu considerei ter um. Voltei no Scotia e eles tem umas opções la e um deles não tinha anuidade. É esse mesmo!

Uma pausa pra eu confessar meus reais sentimentos infantis. Eu gosto do Scotia porque ele tambem me da pontos pro cinema e é colorido 🙂 Eu já tenho o cartão Scene do cinema que me da pontos e com mil pontos eu vejo um filme de graça. E com os cartões do Scotia (crédito E débito) eu tambem consigo pontos em compras do dia a dia. E bobagem, mas eu adorei que eu posso dar nomes pras minhas contas! No debito eu tenho poupança e … corrente? Daí que eu posso logar no site e chamar minha conta poupança de, sei la, Sementinha¹ e quem sabe a outra de Abelinha¹ e ninguem tem nada com isso xD Daí eu vou e transfiro dinheiro da Sementinha pra Abelhinha *o*     *fofura tomou conta*   Alias a Virgin Mobile tambem me deu essa opção. Eu posso dar um nome pra conta. A minha se chama Sam (de Samsung hahahahha).Dai eu posso ir na abelinha e pagar o Sam. E fica aparecendo assim pra mim no site (não sei se aparece no extrato o_o hehehehe).

Enfim, eu não posso fazer comentário de cliente ainda porque eu abri a conta em Dezembro e mal tem um mes que eu to usando. E o cartão de crédito eu recebi ainda essa semana. A unica coisa é que eu acho que é dificil achar maquininhas da Scotia por ai. Até mesmo o banco não parece ter em todo lugar. Enquanto isso o RBC parece que está em muito mais lugares… Mas eu tenho uma maquininha quase do lado do colégio e o banco e ha poucas estações de casa. Por hora me serve muito bem.

E como eu considero e muito a possibilidade de ficar por aqui mesmo acho super válido ja ir construindo meu histórico de crédito.

Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

