Acostumando com o frio

nem da pra dizer o frio que tá la fora...

nem da pra dizer o frio que tá la fora…

Depois de uns dias mais fresquinhos passando de 0ºC e tudo eis que voltamos pra casa do -20 ou menos. Acho que já comentei aqui como eu tenho me vestido pra guerra enfrentar esse frio todo num outro post, mas vou recapitular rápido: camadas! BlusaS, calçaS, casacão, botona!rss E vou te falar que eu percebi a diferença entre -20 e -30  (pelo menos de sessação térmica). Eu poderia encher linguiça e tentar descrever por horas, mas não faz meu estilo. Vou só dizer que -20 é muito frio e -30 é frio pra cacete! E se você for sensível a mucosas não leia a próxima frase rs Mas  a -30 de sensação térmica da pra sentir a meleca congelar shhh! =X E a -20 não rs

O natal e ano novo foram extremamente frios! No ano novo tava chegando nos -40!! Frio demaaaais!!!!! Olha como eu comecei 2014.

2014-01-01

1 de Janeiro de 2014

2014-01-01

2 de Janeiro de 2014

Não quero nem saber como é a vida quando a temperatura é de fato -40! De sensação térmica já da pra saber que é um frio indescritível! Eu linda vinda do Rio de Janeiro tendo no histórico  temperatura de 0C em Gramada no Sul (e curtindo muito) posso dizer que é um frio que dói se você não estiver protegido. E é louco como você pode estar com frio e calor ao mesmo tempo. Por exemplo, seu casaco é muito bom, dai você chega a ta com calor no tronco, quem sabe suando. E ao mesmo tempo você ta com as mãos congelando!!! Dói. E seu rosto tambem estar só na brisa cortando dos -20. Frio. E se por acaso você passar pelo menos que eu você ainda pode sentir o meio frio (comparando com sua mão e rosto) nas pernas. Elas e podem estar meio protegidas pelas botas e um pouco pelo casaco e as camadas não são o suficientes pra se aquentarem sozinhas. Daí você sente um friozinho  mais moderado em partes da perna. Muito louco!

Camadas, mãos no bolso, uma touca descente (inclusive aquelas que protegem a orelha) e protetor de orelha são coisas que eu aprendi a valorizar num nível que não esperava. Eu tenho certeza que o meu 1 dólar mais bem gasto na minha vida foi no protetor de orelha U_U Depois disso é minha vida pra num tirar as mãos do bolso. E no inverno esqueça briguinhas do passado, seu mais novo e maior inimigo é o vento. Troco fácil -15 com vendo por -30 sem uma brisa. Depois disso vou ver se lembro de analisar melhor o capuz do casação de inverno (o meu é bom, mas poderia ser melhor). Por outro lado, não me arrependo de ter feito questão de um casaco comprido. Quase bate no joelho e por mim poderia ter sido um pouco maior… E atualmente na minha lista de must have está um calça de inverno (nem sei se tem nome pra isso). É basicamente um equivalente do casação pra calça. Tipo uma calça de esqui talvez. Alias, alguém sabe qual o preço médio de uma calças dessas? Qual o melhor lugar pra comprar? 200$ é muito ou vale a pena?

Depois dessa onda de frio absurdo refrescou e foi quando passou de zero. Nossa, +5 nunca foram tão agradáveis! Super da pra sentar numa praça e ver a vida passar curtindo um solzinho fraco. Ah,  falando em sol… Nada como meses de frio e um inverno bem ao norte pra você duvidar da capacidade do sol de ser quente, do lado de fora, mas do lado de dentro é quentinho ^^ Se você tem um comodo pegando sol a tarde toda ali pode virar um sauninha (aquecedor+sol).

Voltando pra temperatura agradável, eu a-do-rei os dias de 0, +5, +3.Uns lindos! Era gostoso andar na rua. Fiquei me perguntando como foi que eu “””congelei”””” em Toronto em Abril do ano passado hahahaha Tambem conclui que é por volta de zero que eu gosto do meu frio rss. É quando eu começo a abrir um cadinho a janela pra deixar uma brisa entrar (essas casas fechadas a vácuo…). Já estou me perguntando como vou fazer no verão quando é quente dentro e fora… Bom, uma coisa de cada vez rsss

Posso falar que eu achei que nevasse mais e em mais quantidade? Pois é, ainda não fiz meu boneco de neve! Só lembro de ter tido neve boa pra isso uma vez – tavez 2 – e por qualquer motivo eu não pude aproveitar. Dai que choveu chuva congelada e chuva chuva, outros tipo de de neve. E a neve que ja estava la derreteu e congelou varias vezes e blablabla que virou um treco duro que mata um! E ficou um tempão de nevar e só ficou aquela neve dura, suja fazendo montanhas nos cantos das ruas e calçadas ou gelo assassino nas ruas e calçadas esperando pra te derrubar por ai. Foi quando eu comecei a entender porque a ansiedade pela primavera. Dias curtos, uma temperatura pouco agradável e nada de correr, andar com cuidado sempre. Cansa. Perde a graça. Ah saudade dos dias de sol e grama verde do verão… *suspira*. Mas aí nevou ontem ou anteontem e tudo ficou branquinho e lindo de novo. Floquinhos no ar e uma paz no ar que só aparece quando neva hmmmmm =) Gosto do inverno de novo xD Adooooro neve fresquinha nova e fofa se juntando por ai fazendo tudo parecer um bolo com cobertura de neve =D

Os festivais de inverno vão começar (por isso quero a calça!!!) e vamos ver se (alem de conseguir com quem ir) o inverno fica menos apagado. Outra coisa boa é que no inicio de março a gente entra no horário de verão e os dias vão começar a ficar visivelmente mais longos =)

Uma coisa curiosa aqui é que tanto no verão como no inverno é posso ver frio pra todos os gostos. Vi gente de casaco num dia quente de verão e vejo gente de short, vestido ou camiseta num dia claramente frio pra cacete! Não sei como eles conseguem O_O eu com calçaS e ainda sentindo um friozinho nas pernas e me passa uma louca de meia fina e vestido! Ou eu com meu casação e me passou um louco de casaco leve aberto O_O sério eles são mutantes! U_U A melhor descrição que eu vi foi numa pagina do Facebook chamada Canadian Memes, veja e concorde:

Em algum lugar perto de você Um canadense está usando shorts

Apesar de tudo eu ja aprendi a me vestir pros níveis de frio daqui e estou vendo que é super possível sobreviver e seguir com a vida.

 

Ela

6 pensamentos sobre “Acostumando com o frio

  1. Se você tem que deixar as maos no bolso sempre, aconselho investir numa boa luva, que custa uns 50 mangos. Andar com asmaos nos bolsos no inverno é hiper desaconselhavel, pois alem de mudar seu eixo, alternando seu equilibrio, nao da tempo de tirar a mao de bolso em caso de escorregao/queda. É risoc de fraturinha no punho/mao, contra risco de super fratura exposta em outras partes do corpo.
    As calças que vc. fala sao as de la (que no BR chamamos de soft?). Se sim, a loja é a louis garneau. Se bem que pode achar na aubainerie, mas ja aprendi que no inverno daqui vale gastar um pouco mais e comprar boas marcas. Eu tenho da garneau mas comprei em época de super liquidaçao a 25 doletas, em época normal nao faço idéia.
    Se for as de esqui, marido achou uma ótêma na poubelle du ski a 40 doletas, ja testou e aprovou. O preço normal é 100 marois.

    Bonne chance! 🙂
    Erika
    PS: Há casacos que sao suuuper quentes mas que respiram bem. Resultado: protegem do friozao mas você nao sua nem uma gota quando está em ambiente fechado. Procure infos sobre PRIMALOFT, por exemplo.

    • Ah obrigada! Mas eu acho que o pior é chegar no meio do frio. Se vc pega desdo início (outono) fica mais fácil adaptar.
      E posso falar? Não sinto fala do calorzao infernal não o.o too muito bem obrigada ^^

      Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

