Sobre a Homestay

Respondendo aos muitos pedidos sobre o homestay (na verdade foi só a Lidia que pediu) fiz esse post.

Pra quem não sabe você tem opções de estadia quando vem pra ca de intercambio. Você pode ficar numa residencia estudantil (que até onde eu sei é só daquele colégio), pode ficar em homestay/com uma host family ou mesmo alugar (porque não?). Apesar dessa ultima opção parecer mais interessante para muitos eu acabo ficando com medo dos problemas que podem surgir e de como ficaria dificil pra mim resolver. Sem contar que eu gostei da minha experiencia em Vancouver (tambem homestay). Alias vou até comparar as duas.

Host Family

Então… quando eu recebi o papel descrevendo a familia (peguei isso junto com o passaporte na semana antes da viagem) fala da mother (vou chama-la de S) e que tinha 3 filhos que já estavam na faculdade (ou seja, não moram mais em casa). E era isso. Não tinha nem ms nem mrs na frente do nome. Eu achei que era fosse solteira ou talvez divorciada. Por mim ta tudo bem. Até que chegando aqui eu conheci o J. Pra mim eles estão namorando xD Mas ele ta sempre aqui ^^

A relação é meio familia. Janta tudo mundo junto e conversando, é legal. A parte chata é que as vezes a gente quer jantar correndo pra fazer outras coisas (o dia fica curto estudando até as 15h) e não da pra fazer isso aqui. Tem muita conversa e a gente se sente preso ali hahahahaha Não que eles sejam chatos, mas é que eles são tão legais e educados que a gente fica sem graça fugir rs.

Comida

Pra começar eu dei uma cagada mor sorte de ficar em casa de canadense de verdade! Outra cagada sorte foi que eles (os dois!) cozinham muito bem!!! Já jantamos comida indiana, mexicana, pizza e outras coisas que eu não sei o nome \o/ Tudo delicia (e as vezes apimentado…). São flexiveis quanto ao horario da janta e de café da manhã temos acesso a praticamente tudo (frutas, cereais, pães, croissant e o que mais tiver no armario praticamente). Nesse pacote temos até almoço! Mas pera… Eu vou ta no colégio e ai? A gente leva! \o/ Como os canadenses não comem um almoço de verdade, é mais um lanche então é mais ‘levavel’. E no colégio tem pelo menos 3 microondas pra gente 😉

Casa

Diferente de Vancouver aqui na casa tem um menino e 2 meninas (contando comigo) – e ele não estuda no mesmo colégio que a gente – cada um com seu quarto. Ficamos no basement (que olhando do jardim parece o primeiro andas, mas olhando da rua parece basement mesmo rs). Temos uma banheiro e uma sala só pra gente =D e o laundry é aqui tambem.

Transporte

Estamos ha uns 45 minutos do centro. Andamos até o ônibus (não é longe, mas é chatinho esse pedaço), vamos de ônibus até o metro e depois ainda andamos mais um pedaço do metro até o colégio. Resumindo: não só é longe como tambem andamos, pegamos ônibus E metro! Muita coisa! Do lado metro e só metro seria ótimo! Não é inverno, mas ta frio e é chato ficar andando no frio e esperando o ônibus….

Já em Vancouver eles eram descendentes de filipinos, mas falavam inglês bem (talvez tivessem crescido lá). Tinham crianças pequenas na casa (uma de 4 e outra de 7 mais ou menos). A comida não era incrível, mas era comível. Não tinha almoço, só nos fim de semana. durante a semana comíamos na rua mesmo. Dividi quarto com mais 2 meninas num quarto no 3º andar (ultimo) e tinha mais um quarto individual no 2 º (total de 4 estudantes. todas meninas). Tínhamos um banheiro comum e uma varanda. Tinham muitas regras (tv até tal hora por causa do barulho, laundry só domingo e janta só as 19h), mas eu não tive problemas em seguir as regras. Era cerca de meia hora do centro/colégio só andar e metro. Talvez por não ser tão frio o caminho não parecia tão ruim.

Eu consideraria trocar de casa pra ficar mais perto do centro se eles não fossem não legais/cozinhassem bem \o/ O defeito daqui é mais a distancia mesmo. Sem contar que o leste parece mais sem graça. No oeste parece ter mais coisas…

Lídia só vou ficar te devendo o porquê por quê o motivo deles recebem estudantes que isso eu não sei mesmo. Em Vancouver parecia muito comum, mas aqui eu não sei.

Alguém me indica algum site pra por fotos? Qual é bom pra fazer albuns e talvez até ter fotos ‘trancadas’ (sem visualização publica)?

Ela

7 pensamentos sobre “Sobre a Homestay

  1. Êêêêê! Que legal! Amei o post, bem completinho!

    Que sorte você deu com essa family, hein? Além de legais, cozinham bem e ainda são super mão aberta com a comida… Rsrsrsrs… Muito massa!

    E bom, mesmo sendo mais longinho, você não vai trocar tudo isso só para pegar um transporte a menos, né? Nem vale a pena… Agora é torcer para você encontrar uma família tão legal assim em Montréal… Aliás, você chega lá que dia?

    Beijokas,
    Lidia.

    • Dei sorte mesmo!
      Eu tb não penso em trocar porque são só algumas semanas… Mas torço pra que em Montreal fique mais perto do metro ou onibus. Andar o tanto que eu ando em pelo inverno deve ser punk! se com o friozinho daqui eu ja não aguentei imagina o frio de montreal!! Ah, claro, uma familia legal tb.

      Eu chego la domingo 28 bem cedo, tipo 9h e pouca da manha se não me engano.

      =D

    • Dani queria muito poder te dizer o valor, mas como paguei tudo junto (curso, estadia, acho que seguro tb) eu não sei. Sem contar que quando a agencia passou o valor pra mim tava somado o valor de todas as semanas da estadia.
      A unica coisa que eu sei é que eu precisei de uma noite extra já que a viagem Toronto x Montreal não vira a noite e por essa noite extra eu paguei tipo 30 dolares a mais…

  2. Olá, boa tarde. Estou indo fazer um intercâmbio em San Francisco, mas pelo o que vi irei ficar num bairro que fica proximo de bairros perigosos. VocÊ sabe me dizer se temos como trocar de homestay antes de irmos pra lá?
    Obrigada

    • Oi Nicoli! Obrigada pela visita =)

      Olha eu acho que quando o problema é com a familia eles devem pedir pra ficar uma semana pra ver como a coisa flui. Mas como o seu problema é o bairro e não sei se esse argumento vai te ajudar. Sabe como é se deixar todo mundo escolher a coisa não anda. rs
      Eu recomendo você falar com seu agente ou com a escola. Eles são as melhores pessoas pra te responder isso.
      Mas eu acho que você vai ter que chegar la primeiro…

      Boa sorte.

  3. Pingback: Sobre homestay …. again! | QUE BEc LE ZA !

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s