O fim das pennies! E mais sobre moedas canadenses

É hora de dar tchau pra penny, a moeda de um centavo canadense. Assim como fizemos alguns anos atras (e outros paises tambem ja fizeram) o Canada vai parar de fazer as moedinhas de um centavo que nada compram. O motivo? Basicamente fazer 1 centavo custa mais caro que 1 centavo e com isso $11 milhões vão pelo ralo todo ano. Para mais veja o texto da OiToronto (ah lá tem um vídeo bem legal).

Aproveitando o assunto moeda….

Vou contar a minha experiencia com essas moedas. Quando eu fui pra Vancouver eu pagava as coisas com as cédulas e de forma geral SEMPRE recebia moedas. Depois de um tempo a minha carteira ficou bem pesada. Acontece na hora de comprar eu não conseguia ver o valor das moedas e no pânico acabava pagando com cédula mesmo. E ganhava mais moedas. Um certo dia eu resolvi contar minhas moedas (em casa com calma) e eu devia ter quase 30 dólares só em moeda! Daí tive tempo de conhecer cada uma delas e me empenhei em comprar coisas usando moeda pra tirar esse peso da minha vida carteira/bolsa.

Bom, percebi que isso não foi só comigo quando vi a carteira cheia de moedas da minha amiga tambem brasileira e da minha roommate colombiana (não que nacionalidade importe rs).

Primeiro, as moedas vão até 2 dólares e as cédulas começam no 5. Por isso que eu recebia tanta moeda de troco!

Segundo, ao contrario das moedinhas brasileiras, os canadenses escondem o valor com letrinhas beeeeeem pequenas! Nunca fiquei tão orgulhosa das nossas moedas. Não tem quem não ache o 1 ou o 50 nas nossas moedas! Por outro lado as moedas deles tem desenhos mais legais rs mas não são nada funcionais. De quebra eles ainda dão nomes as moedas.

moedas canadenses

Acho que ficou ruim de ler a foto. Então, vejamos:

$2, oo = Toonie

$1,00 = Loonie

$0,50 = …. ué, não tem nome?

$0,25 = quarter

$0,10 = dime

$0,05 = nickel

$0,01 = penny

É chato ir comprar alguma coisa e alguém perguntar se você não tem uma dime e você ficar com cara de confuso.

Outra coisa que vale ressaltar: eles usam todas as moedas, inclusive as de um centavo (bom, isso até ela sair de uso rs). Não sei quantos de vocês vão se identificar com isso, mas eu simplesmente não tinha saco o habito de contar e pagar com moedas. Isso eu comecei a fazer lá e quando voltei perdi o habito de novo. Se eu for comprar alguma coisa de sei la 5 reais ou mais com moeda acho que a pessoa do caixa vai me olhar feio rss Mas lá era super tranquilo com isso. Tipo, bem normal. Moeda tambem é dinheiro.

E já que o assunto é dinheiro por que não falar das cédulas?

Ao contrario das americanas que são todas verdinhas, as canadense são coloridinhas que nem as nossas =) E mais facil de saber o valor do que as moedas rssss

cédulas canadenses

Bom, é isso.

 Ela
8 pensamentos sobre “O fim das pennies! E mais sobre moedas canadenses

  1. Muito bom moça! Bem educativo… só tenho uma historinha pra contar, de Vancouver tbm:

    Pedi pro meu namorado pagar uma conta no banco e ele levou o dinheiro certinho, com moedas e tudo. Só que chegou lá e qual foi a surpresa? “Não aceitamos moedas”. “Como assim um banco não aceita moedas????????????????”

    Pois é, nada feito. Muito estranho. Ele precisou pagar com notas e pegar o troco. Em moedas. Vai entender…

    Beijinhos!

  2. Adorei o post… eu tbm estou tendo os mesmos problemas com as moedinhas… essas letrinhas pequenas não ajudam em nada!!! Tbm fico cheio de peso no bolso e qdo me dou conta estou com mais de C$30 pesando… e o q a gente acha de pennies pelo chão não tá escrito… acho q até os mendigos dispensam… ahahahaha! Abraço

    • Ate conhecer elas leva um tempo ne! rs e pq bolinhas a de 10 é menor que a de 5??? Nem faz sentido!
      Pra evitar o peso é melhor comprar com moedas – mas pra isso é preciso conhece-las rsss – e evitar troco.

      Boa sorte com as moedinhas rss
      Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

