Vou sentir saudade de que?

Lendo mais um post legal da Dea do Frozen Bird resolvi fazer o meu post sobre o tema que ela soltou no ar. Primeiro de tudo o post dela cita a lista do que uma gringa vai sentir falta do Brasil. A lista tem coisas legais como padarias, chopp, vendedores ambulantes, praia, falar português etc. Daí a Dea fez a lista dela e eu estou aqui refletindo na minha…

1- certas comidas

Pra não fazer vários tópicos de uma comida só vou colocar tudo junto. Pastel, brigadeiro, pão de queijo, pão francês, mortadela (me veio agora na cabeça e eu simplesmente acho que não tem lá), o Mc Melt do Mc Donald’s, risolis, churrasco… E por hora é o que eu consigo pensar. Não sei quantas dessas da pra achar por lá nem que seja genérico. Já feijão não vou sentir falta =)

2- vendedores ambulantes e camelôs

Sim, eu já tinha pensado nisso. Tem coisas que eu automaticamente penso em comprar no camelô. Fone de ouvido? Camelô! Capa pra celular? Camelô! Canga de praia? Vendedor ambulante de praia! Óculos de réveillon com o ano seguinte? Vendedor ambulante de réveillon! Prendedor de cabelo (piranhas, tic tacs etc)? Camelô! Simples assim. Eles conseguem ser bastante convenientes (e inconvenientes as vezes rs). Lembro de quando estava em Vancouver e entrei numa loja pra comprar coisa de cabelo. Foi estranho. Foi caro.

Como vou viver sem ter ambulantes vendendo guarda chuva antes que a primeira gota acerte o chão em locais estratégicos como saídas de metrô e galerias por todo lado? Isso não é vida!

Quando eu pegava trem eu vi eles vendendo cada coisa! Descascador de batatas cenouras etc; sorvete; caneta-lanterna-chaveiro; balas; bebidas (água, suco, mate e acho que cerveja tb); brinquedo e mais uma infinidade de coisas. A coisa mais legal era um copo de plastico que ele escrevia o nome na hora! Isso mesmo, com o trem balançando e tudo!

3- paisagem

Uma vez cheguei a conclusão que não me sentiria bem morando em um lugar plano. O Rio é tão cheio de morros e montanhas que fazem parte da paisagem que nem consigo imaginar o que é andar por aí sem ter morros no caminho. Pão de Açúcar, Corcovado, Morro Dois Irmãos, Macico da Pedra Branca e outros. Todos fazem parte do meu dia a dia. Acho muito estranho lugares planos… Ainda bem que Vancouver tinha montanhas =)

Paisagem montanhosa do Rio de Janeiro

4- Paisagem

Sim, de novo. Mas dessa vez é água. Não sou fã de praia, mas com certeza eu acostumei com ter ela ali no alcance. Lembro quando eu pegava o ônibus e via todo dia o Aterro do Flamengo, Praia de Botafogo, Praia de Copacabana e as praias de Ipanema e Leblon pra chegar no estágio. Era lindo. Deve ser estranho morar num lugar sem praia ou sem água por perto. Tudo bem que Montréal é uma ilha e parece que Quebec como um todo é cheia de rios e lagos, mas não deve ser a mesma coisa

5- Falar português

Fiquei pensando nesse tópico que tanto a gringa quanto a Dea apontaram (por motivos diferentes) e acho que realmente esse momento deve chegar um dia. Quando todo aquele estresse de não conseguir me expressar direito me pegar acho vai acontecer. Não pelo português em si, mas pelo trabalho mental que é se expressar numa outra língua que não a sua nativa. Até tudo sair com naturalidade deve demorar um pouco, tipo anos. Saber falar outra língua é tão fácil comparado a saber as nuances dessa língua. Saber gírias, expressões, aglutinações, vocabulário apropriado para cada grupo social (amigos, trabalho, avós, crianças, desconhecidos), trocadilhos e duplo sentido, eufemismos, o peso de cada palavra (‘meleca’ é diferente de ‘merda’ que é diferente de ‘porra’. Acho esse ultimo mais chocante que o segundo, por exemplo). Sem contar regionalismos. É tanta coisa pra se aprender que se eu ficar pensando assim bate até um desespero. Vamos mudar de assunto.

6- coisas tipicas

De verdade eu ainda não sei o que cai dentro desse tópico, mas acho que morando muito tempo fora eu vou acabar descobrindo. Talvez até coisas que eu não goste aqui em sã consciencia eu posso me pegar sentindo falta um dia. Vi em algum blog alguem falando que sentia falta até do programa do Luciano Huk. por exemplo. rs

Já pensou no que você vai sentir falta?

Ela.

6 pensamentos sobre “Vou sentir saudade de que?

  1. Ameeeei seu post! ^^

    Sim, quando penso em camelô, sinto o mesmo que você. Por aqui, é muito difícil pegar chuva, você descreveu perfeitamente! Antes da primeira gota cair, eles estão lá para nos salvar com os guarda-chuvas de déreau… =P

    Quanto à comida, só tem uma coisa que eu SEI que vai me fazer uma falta monstra: pamonha! Pois é, goiana do quadradinho que sou, eu amo pamonha e ela é bem difícil de se fazer em casa… Todas as outras comidas nas quais consigo pensar agora são mais ou menos reproduzíveis em casa, mas véi… Pamonha não dá!

    Agora a sensação que você descreveu sobre paisagens planas x montanhosas, comigo é o contrário. Brasília é tão plana que toda vez que eu vou ao Rio me sinto meio sufocada com todas aquelas montanhas ao redor.. Dá uma sensação estranha de falta de espaço…

    O mais chato é que eu tou com tanta vontade de me escafeder daqui que não consigo pensar em anda que vá me fazer falta de verdade, exceto os amigos. Esses são insubstituíveis! Sei que com o tempo lá essas ‘faltas’ vão aparecer, mas agora tudo o que eu quero é ir embora logo…

    • Essa descrição da chuva é pura realidade! Eu acho que todo ambulante tem como segunda opção vender guarda chuva xD E saiu uma matéria na revista Super uma vez

      Sempre tem uma comida! Quem não tiver comida na lista de saudade é um robô!! hehehee

      Sufocada por montanhas?? Diferente isso rs pra você ver que a gente acostuma com a geografia de onde a gente mora ^^

      Eu não coloquei pessoas na lista pq esta subentendido… E enquanto a lista de razões pra ir for maior que a de saudades eu acho que todo mundo quer ir embora e ponto! hehe

      Ela.

  2. Em primeiro lugar, obrigada pela recomendação, adorei! Aliás, fiquei tão feliz que vc participou assim, de corpo e alma, que vou comentar um a um! 😉

    1- Ai que alívio, pensei que só eu sentisse falta das nossas comidas… rs.

    2- Aqui em SP tem a 25 de março e a Santa Efigênia pra essas bugigangas e eletrônicos. Acho que faz uma falta danada pra um monte de gente também! Mas camelô, não sei, apesar da sua excelente defesa, tenho uma imagem ruim, como se fossem me dar um golpe… por que será?! :/

    3- Acho lindo lugares cercados de montanhas, a gente se sente protegido, né?! Mas Quebec tem algumas também, dá pra matar a saudade, como o Mont Tremblent (nunca sei o que a gente pode chamar de montanha, de morro, de planalto… se a Camila ler isso, vai me matar! rs)

    4- Água tem! Também adoro olhar p/ água no meio da cidade. O problema é “entrar” na água… rsrs

    5- falou tudo: “Saber falar outra língua é tão fácil comparado a saber as nuances dessa língua.” Mas se a gente ficar pensando nisso, a gente desiste!

    6- coisas típicas tipo carnaval, funk, flamengo? Isso dá pra ver na globo.com. Mas se for festa junina, bossa-nova e futvolei, complica um pouco! 😉

    A lista continua né? Cada hora lembro de uma coisa… mas sempre vai ser assim. Aqui sinto falta do seven up, lá do guaraná!

    Bisous!

    • ai que linda!!! =D
      no meu disso tudo você falou uma coisa que eu tinha esquecido. Festa junina!!! verdade! Como pude hehehehe
      Aqui tb tenho uma concentração de camelô no centro, na Uruguaiana e o Saara. Lá eu confesso que não vou muito, mas é uma mão na roda pra muita gente! vão fazer falta sim hehehe

      tambem esqueci do guarana!!! Como pude? meu preferido!
      Mas teve um biscoito la que eu adorei e não acho aqui E não sei o nome xD mas olhando no mercado eu sei qual é. Achei quando fui pra Disney ^^

      Adoro quando você aparece =) e quase sempre vc esta me vendo falando dos seus posts hahahah

      bjossss

      Ela.

  3. Hahaha….devo ser anormal….kkk….já passei muito tempo fora do BR e nunca senti falta de nada!! (Excluindo parentes, amigos e animais!!!!)
    Acho muiiiito engraçado qdo algumas pessoas fora querem comer feijão ou tomar guaraná! Rsrs Eu nunca senti vontade / saudades, sempre mergulhei de cabeça na cultura do lugar, comendo o que é típico, adorando os costumes, etc…
    Mas enfim…..cada um com seu cada um, né? Eu devo ter nascido desraizada!!! (Agora foi engraçado…o ipad quis pensar por mim e quase que saiu escrito desratizada!!kkkk
    Beeeeijo para vocês!

    • ah que bom que você não sente falta dessas coisas. Uma coisa a menos pra preocupar ^^

      muito bom ver que o momento de felicidades de vcs chegou e agora é só curtição. Não precisam mais se preocupar em viver no brasil!

      bjo
      Ela.

Participe do blog, deixe um comentário!

