O mercado de games no Canadá

Olá ! Pela primeira vez aqui no Quebecleza , não é ela postando, sou eu !… (Ele)

Já tava na hora d’eu aparecer por aqui para compartilhar tambem, mas ela é tão melhor nesse tipo de coisa que eu acabo preferindo só aparecer de vez enquando mesmo, para não baixar o nível do blog rs. Aproveitando que eu já estou de bla bla bla vamos falar de alguns fatos importantes : Eu e ela estamos entrando de cabeça nesse plano e torcendo para que tudo dê certo, mas ela ( super dedicada ) já está, de muitas maneiras, a um passo a minha frente, enquanto eu estou dando certa prioridade pra minha carreira agora, pra poder de fato ser considerado um “Qualified worker” na minha area, plus ainda não comecei o francês mas já sei exatamente aonde eu quero estudar ( só me falta o tempo $ o/ )

Rasgação de seda a parte, é mais ou menos por isso que os posts dela quase sempre vão ser mais informativos e os meus mais ligados a curiosidades do canadá, principalmente relacionados a artes e entretenimento, pq bem, é meio que minha area de atuação. E finalmente vamos ao que interessa: o Post !

Imagem

Vocês sabiam que o Canadá é o TERCEIRO maior produtor de Games do mundo? Eu quase cai pra trás quando eu li essa notícia, realmente não esperava. Nesse ano ele superou o Reino Unido com mais de 15.000 pessoas atuando na areá em mais de 300 produtoras espalhadas pelo país. Ele fica atrás somente do Estados Unidos e do japão, mas quem liga ? Se você quer investir nessa carreira não tenha duvidas de que lá é o melhor lugar. Eu não digo isso só pelas grandes produtoras que estão por lá ou mesmo pelos programas do Quebec que são vitais, mas também pelas instituições de ensino !

Existe esse site chamado Game Career Guide, que eu fucei menos do que deveria, mas li tudo sobre a parte que mais me interessava “Schools”. e adivinha quantas escolas de ponta o canáda possui? ALGUMAS ! É claro, o Tio Sam tem mais, ainda sim vc encontra centros de ensino em Vancuver, Ontario e como não poderia faltar, Quebec ! Muito legal né ?

Imagem“Ahh Ele ! Você tá inventado essa historia toda ai, nunca li sobre isso em lugar nenhum” Que tal mais um pouco de números fornecidos pelo portal Entertainment Software Association of canada? Lá tem um letreiro bem legal com as seguintes informações :

– 3o maior industria de video game do mundo
– 16.000 pessoas empregadas em 350 companias
– Projeção de 17% de crescimento em 2 anos
– A idade media de um gamer canadense : 33 anos
– 47% das casas canadenses possuem pelo menos um video game
– 45% de canadenses a cima de 55 anos jogam alguns dias na semana
– 62% dos gamers canadeses são homens e 38% são mulheres

( e ai ? cadê o seu Mario agora ? )

Imagem

“Poxa vida Ele, você tem razão. Mas se o canadá faz tanto game assim, onde estão esse jogos ?” Pensei que nunca ia perguntar! Bom, eu separei 3 produtoras, por ordem de importância no cenário mundial de games e em 1o lugar disparado temos a Ubisoft Montreal, que produziu a serie inteira do Assassin’s creed, Prince of Persia, Far cry entre outros, depois temos Bioware que é nativa do Canadá, responsável por Star Wars: The Old Republic, Dragon Age e Mass Effec. Finalmente temos a Radical Entertainment que apesar de menos expressiva produziu o sucesso Prototype! Alem desses grandes lideres de venda muitos estudios americanos como EA, Capcom e Rockstar possuem filias espalhadas por todo o territorio, em especial Vancouver que parece ser o principal polo de produção.

( Notem que eu não linkei os sites desses estúdios a toa, se você tiver interesse e procurar bem todos eles possuem a aba “career”, ou seja, “game career”, ou seja “canadian game career” =D )

Bom, é isso… acho que um inverno rigoroso pede um bom divertimento indoors rs… Quem sabe até Ela, que não é muito fã, vai passar a jogar mais.

Ass: Ele

12 pensamentos sobre “O mercado de games no Canadá

  1. Bem Ela, é exatamente assim, eles falam entre si, e meio que você fica lá com cara de bobo, e não é uma questão da língua, conheci uma francesa que está ha 7 anos aqui, e não tem amigos daqui, somente de outras nacionalidades, e é impossível comparar Québec com qualquer outra província, aqui é como se fosse outro país… Tenho amigos em Toronto que falam que lá é completamente diferente, as pessoas puxam papo na Rua, nos Pubs etc, e aqui somente os mais velhos me parecem querer essa interação, enfim não estou comparando, só estou mostrando o lado difícil, e não ficar falando que tudo são flores, pois qualquer lugar tem seus pontos bons e ruins!

  2. Muito bom o seu post! Eu estudei Digital Design na Vancouver Film School e não arrumei emprego, mas todo mundo que fez game design lá, saiu empregado! As empresas iam selecionar na própria faculdade! Alguns preferiram trabalhar no EUA, mas disseram que valia a pena estudar no Canadá, que os cursos eram bem reconhecidos.
    Acho que é um bom caminho… 😉
    Beijão!

  3. Eu não entendo nada de jogo porque eu era fã do Atari, kkk, vc com certeza não era nascido mas houve uma época em que o Atari era TUDO de bom! Rsrs tinha um joguinho da toupeira com uns diamantes que eu era “fera”, ninguém me batia! Agora até achei uma toupeira para iPhone mas nem se compara à que tinha no Atari!

    Só vim aqui desejar muito sucesso e dar parabéns pela “ELA”. “Ela” é inteligente, divertida e está fazendo muito bem o “dever de casa” qdo o assunto é Canadá!
    Tendo uma mulher assim, sua carreira vai ser de muito sucesso, porque não tem nada pior para a carreira de um homem do que mulher burra ou que é mais pesada que ancora…só leva o cara pro fundo!

    “ELA” é realmente uma qBeleza então, desejo parabéns e felicidades para o casal!

    Abs da parte feminina da Dupla (a parte masculina não se interessa por blogs! 🙂

    Dupla

    • Hehehe naah obrigado !

      Na verdade eu tive bastante contato com atari na infância por que o pai do meu melhor amigo na época tinha um e eu sempre jogava, e eu comecei a jogar somente uma geração depois então não perdi quase nada da historia dos consoles…eu “estudo” vídeo game desde que nasci tenho me envolvido com game design já ha alguns anos, e precisava muutio fazer esse post rs.

      Sim! Sou muito puxa saco dela né rs ? Não vivo sem … Ela é o “Brain” da relação, fazendo de mim o “Muscles”.. mas pensando bem eu nem tenho tanto muscles assim , então literalmente não sou nada sem ela rs. (Ele)

  4. Pingback: O que fazer quando você está esperando o processo do Canadá | QUE BEc LE ZA

  5. Pingback: Profissões com maior e menor demanda | QUE BEc LE ZA

  6. Ola, Ele!
    Sim, o mercado de games no Canada (em especial, em cidades como Montreal) eh super aquecido. Eh uma carreira interessante, mas que demanda tambem muito trabalho. No momento, faco um curso de desenvolvimento de games aqui no Quebec. Recomendo demais! Se voce quiser, entre em contato: quebecometro (gmail).
    Abracos!

    • Wow! Bacana encontrar outro desenvolvedor por aqui, com certeza vou encher sua caixa de emails com duvidas e conselhos muito em breve rs. Sim muito trabalho e muito estudo, aqui no Brasil ainda não tem um curso serio de jogos, eu e os outros rapazes dos estúdio estamos na base da dedicação e autodidata.

      Estamos no final do nosso primeiro projeto como empresa, assim que a correria diminuir eu te pertubo !

  7. Olá Ele(a), gostaria de fazer algumas perguntas. Sou um garoto de 14 anos cursando ensino médio integrado a técnico em Mecatrônica, mas não queria seguir nessa área. Meu sonho é fazer Game Design, então minhas perguntas são as seguinte: existem faculdades dessa área no Canadá em geral? São boas? Como posso entrar? Por conta do novo sistema de imigração (2015) fica muito melhor fazer uma faculdade ai mesmo. Agradeço a atenção.

    • Ola Henrique! Obrigada pelo comentario
      Infelizmente eu nao sei da area de mecatronica mas com certeza existem cursos no canada nessa area e em game design. Pesquise escolas e busque informacoes no site. Escolas que lidam com muitos alunos internacionais disponibilizam mt info no site 😉 Pode ser que vc precise fazer um IELTS ou Toefl veja com a escola. Vc precisar de um study permit. Se for Quebec vc ainda vai precisar de um CAQ e grandes changes de ser em frances.
      Tendo a oportunidade é realmentr melhor fazer a faculdade aqui. Vc estara num colegio que eles conhecem, fara contatos, dominara a lingua e facilita pra arrumar emprego e imigrar.

      Pesquise bastante vc ainda tem mt tempo 🙂
      Boa sorte
      Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s