Por que o Québec?

Revirando o site de imigração resolvi dar uma olhada no Pourquoi choisir le Québec. Vai que ele me convence 😛

Acabou que eu me deparei com um material bem legal falando de varios aspectos da sociedade, valores e tal. É sempre bom lembrar que cada lugar tem seus valores e costumes e que, quando imigramos, o estranho é a gente. A gente é que é o gringo com costumes bizarros rss. E se planejamos viver lá (esse ‘lá’ não precisa ser necessariamente o Quebec nem o Canadá) pra sempre, ou mesmo alguns anos, temos que aprender novos hábitos e nos adequar.

Depois, achei um panfletinho em portugues mesmo falando desses valores

Gostei  da tabelinha** da educação (mas tem que ver de baixo pra cima, é crescente). Todo essa historia de undergraduate, graduate (na versão inglês da coisa), confunde um pouco já que graduate não é o que a gente conhece como graduação (é tipo: papai noel não existe! :O ).  E já que eu considero estudar por la é melhor eu entender disso ai =)

No meio dos topicos eu achei um falando que homens e mulheres tem direitos iguais (L) Pena que eu não conseguir ouvir o videozinho (sem som aqui 😦 ) Mas ele tem versão em português, alem de algumas outras línguas.

Tem bastante coisa pra ler (topicos e subtopicos) pra poder responder ‘Por que o Québec?’ e descobrir, como eles mesmos colocaram no inicio do texto, se “o Québec é feito pra você? Você é feito pro Québec?”. Claro que não precisa muita coisa pra fazer de lá um lugar mágico (pelo menos pra mim), mas é bom lembrar que nem tudo que reluz é ouro…

*Eu estou acompanhando blog de pessoas na reta final (esperando pelos exames e passaporte ou prestes a embarcar) e fico aqui me sentindo uma criança no meio dos adultos, por assim dizer. Tudo mundo já bem avançado e eu ainda aqui, sem nem previsão de quando começar (torcendo pra dar algum primeiro passo ano que vem) repetindo o que já foi dito aos montes pela internet… Me sinto meio boba rs

** Atualização: Achei mais uma tabelinha sobre os niveis de educação (do primario ao dotorado) comparando as provincias! Quebec é o que tem mais opções, mais setinhas rs

Ass: Ela.

7 pensamentos sobre “Por que o Québec?

  1. O primeiro passo você já tomou: iniciativa para imigrar.
    Eu vou começar “de vera” o processo em dezembro, assim que minha faculdade acabar, mas já estudo sobre o Canadá há 4 anos mais ou menos.
    A gente fica muito agoniado vendo as pessoas com seus processos quase que acabando e nós nem começando ainda, isso é normal, mas a nossa hora está quase chegando!!!
    Bonne chance et à bientôt…

  2. Olá ! força na peruca ! o caminho é longo e feito de ansiedade/medo/felicidade. Vimos as últimas mudanças no processo e suspiramos de alívio, mas não podem desistir e lembrem que isso é uma maratona e não 100m rasos.

    abraço

  3. Pingback: 2 links sobre universidades no Quebec | QUE BEc LE ZA

Participe do blog, deixe um comentário!

