A America Latina que se f*

Estava eu bisbilhotando o site de imigração do quebec e eis que lá no meio das paginas que fui abrindo achei isso (um programmation des missions de selection) e segundo a listinha  só a America Latina (não toda, só onde tá o Brasil) não vai ter a Missão nos proximos meses (Maio a Agosto 2012). Tudo bem que não é um periodo muito longo, mas é triste ver que os outros lugares (europa, asia, africa, oriente médio) não só vão ter as tais missões como vão ter vaarias! É preconceito ou o bicho tá mesmo pegando pra cá? Será que ficou tão enrolado que eles meio que congelaram os incentivos por aqui? Será que subiu tanto brasileiro que ficou sem graça?

Fiquei triste 😦 To vendo que a situação está ficando cada vez mais preta. Eu quero acreditar que depois das mudaças no processo esse ano eles vão se organizar e voltar a fazer o processo em um prazo mais plausivel que 18 meses de Federal que tenho visto por ai. Quero acreditar tambem que eles vão abrir um numero de demando pra grupo 3 (quem sabe já em 2013).

Poxa, eles sairam do “vem gente! É só chegar!” para o “Você só pode imigrar SE alguma dessas situações se aplica a você.” Daí eu começo a ler as opções:

  • Se você reside temporariamente em Quebec… -não
  • Se você tem um diploma de uma instituição de Quebec… -não
  • Se você reside temporariamente em Quebec… (de novo? Ah. como estudante) -não
  • Se você reside temporariamente em Quebec… (de novo?? Não adainta, eu não moro la…) -não
  • Se você ou seu esposo (a) tem um diploma de uma instituição de Quebec… -não…
  • Se você ou seu esposo (a) tem um diploma de uma instituição de Quebec… (de novo?? ta chato já…) -não
  • Se você ou seu esposo(a) tem uma oferta de emprego… -não (ainda)
  • Se alguem oficial do Canada te avisou que sua application é ‘aceitavel’… -não
  • Se você mora em Quebec (de novo!!?) e já foi cidadão canadense… -não

Fora esses casos nada de aplicação até Março 2013, quando eles provavelmente vão dar novas restrinções opções informações…

As vezes eu fico achando que se eu esperar demais vou acabar não imigrando (vai que eles resolvem dar uma de EUA!). Por outro lado, eu penso que quem sabe quando eu começar o processo eles já não estão organizados e quem sabe até mais folgados.

Confesso que ainda estou tentando entender as etapas e mudanças. Ainda não posso dizer que entendi tudo. Basicamente o que eu entendi é que é mais facil chegar e ‘imigrar’ depois. Daí o lance é dar um jeito de ir pra la primeiro (trabalhar, estudar) de depois entrar no processo (to super considerando isso).

Nesse momento só posso dizer: quem viver verá.

2 pensamentos sobre “A America Latina que se f*

  1. Pois é, é complicado MESMO… Antes o processo pelo Québec não tinha essas listas e qualquer pessoa podia fazer o pedido de CSQ. Agora eles resolveram fechar um pouco e só quem é formado em determinadas profissões pode ter a oportunidade de ser selecionado. Ou então quem trabalhou ou estudou por lá…

    Mas fique tranquila, a maior parte das pessoas entendidas no assunto acham que a imigração para o Canadá não vai acabar assim, abruptamente. Vá lendo, se informando e conforme for, vocês conseguem entrar depois de 31 de março do ano que vem, quando novas regras entrarão em vigor.

    Beijos e força aí!
    Lidia.

    • Acabou que nessas bisbilhotadas que eu dei descobri que a provincia de British Columbia (laaaaa do outro lado) tem como Strategic Occupations coisas na área de turismo/hospitalidade (yey!). O que seria otimo pra mim *_* Mas aí tem eu acho que eu iria direto pra parte federal e como ta tudo enrolado eu já nem sei mais. Sera que é melhor mudar de time, digo, provincia? Decisions, decisions…

Participe do blog, deixe um comentário!

