Mas e o francês?

Comecei o blog falando de inglês como se não soubesse que lá, em Quebec, se fala francês. Acontece que eu já venho estudando francês faz alguns anos (sim, anos!) e fiz o B1 do DELF ano passado – pouco antes de abandonar as aulas =X e fingi que isso  não era problema.

Acontece tambem que eu tenho a minima confiança pra sair falando francês por ai. Quer saber, vou contar do começo! *senta que la vem historia*

Resolvi fazer francês porque sim e fiz um ano de Aliança Franceça. Saí do curso pra um lindo intercambio de 6 meses em Vancouver no querido Canadá (isso em 2008). Lá estudei inglês e ganhei a confiança que faltava para abrir minha boca e sair falando english. Na volta, abandonei a Aliança – lá é meio caro né – parti pra um prof particular – ui que chiqueee! Muito legal ele =D E fiquei la o resto dos anos lá falando português nas aulas e escutando infinitas vezes “en français!”. Acho que chegou um ponto que ele simplesmente deixou de insistir muito e ficamos assim, ele falando francês e eu falando português (francês só lendo em voz alta). Daí ele começou com essa coisa de “por que você não faz o DELF?” Dizia que eu faria facil um A2, mas que seria melhor fazer o B1 e se eu quissesse muito a gente podia estudar pro B2. Fiquei com o B1 mesmo 😉

A partir de então nossas aulas ficaram voltadas pro teste. Exercio, sumilações e todo o material que ele tinha. Meu maior problema era escrever e falar – nada muito imporante. Escrever por causa dos “au”, ” eu”, “eux”, “-aint”, “-ai”, “-ait” e todos os sons que soam iguais, mas escreve diferente. E falar por causa da minha (falta de) segurança. Sem contar que muitas vezes me falta vocabulario que eu sei na hora de formar a frase. =/

Lembro como se fosse hoje que cada dia que passava e a prova se aproximava eu ia ficando tensa!! No final de semana antes da prova eu fui com uma amiga ver uma peça, só que eu não sabia que ia se passar em Paris! Nossa eu tensa não conseguia esquecer nem no teatro que a prova era naquela semana. E ainda mais que antes de começar eles colocaram musicas francesas como ambientação ou sei la. E lá estava eu, frustrada por não conseguir enteder as musicas… Era muito rapido! E se eu não entender o que o cara falar na hora da prova?? E se eu não souber responder?? Eu estava certa de que eu não sei falar francês.

Dia da prova.

Fui eu cedo (tipo 9h ou 10h da manhã) pro mesmo Aliança que eu tinha feito aula me juntar com os outros. Começamos com o ecute (ainda não superei os acentos e ainda comecei a confundi em pt!) depois acho que foi compreenção de texto e a redação. Sabe Deus como eu não sabia fazer textos de “escreva uma carta para fulando contando sobre sua viagem” sabe esse tipo de exercicio? Parte do problema era francês/vocabulario e a outra parte era imaginação rs

A parte oral só seria de tarde. Quanta agonia! Fui pro shops fazer hora e almoçar, quem sabe, se meu estomago deixasse. Fiquei eu estatica de panico admirando a beleza do Rio, da vista pro Pão de Açucar tentando acreditar que ia dar tudo certo. Dando a hora me arrastei de volta pra Aliança e esperei a minha vez –  nem esperei muito ou talvez não lembre, era muito panico junto! Lá estava o professor simpatico suuuuuuuper tranquilo, de bom humor até. Começamos com uma conversa mesmo de “ça va? ça va.” (não lembro se foi tãao informal). Ele começou as perguntas mais faceis: sobre mim. Faceis porque bem ou mal eu me conheço e esse assunto eu domino um pouquinho ne rs Depois ele passou para as dinamicas. Escolhi uns papeisinhos com situações e assuntos e dos 3 que eu peguei eu podia escolher um (claro, aquele que você se sente  mais a vontade :D). Ele criou tambem uma situação do tipo: ele trabalha comigo e vai me convidar pra participar de alguma coisa e eu vou ter que fugir disso (^^). Daí ele começou e eu tinha quer ir respondendo, como uma conversa ou teatrinho. E por ultimo eu tinha que falar do assunto que eu escolhi. Tipo uma mini apresentação de … 5 min. E c’est fini! Nossa, foi tão rapido! Eu sai de lá tãaao leve que poderia ter flutuado. Nem digo isso por achei que tinha ido bem não. Alias isso nem era importante pra mim, o importante era que tinha acabado! *-* Seja bom seja ruim o resultado.

Meses depois comecei a trabalhar, entrei numa pós de marketing e simplesmente francês perdeu espaço. Não durei 2 meses na pós – que ideia poia de começar no trabalho e ainda uma pós tudo junto! E vai fazer um ano que não estudo francês 😦

Aaaah! O resultado né! Então, demorou tipo 6 meses pra sair o certificado!!!! E para felicidade de todos e surpresa geral da nação a minha maior nota foi justamente a oral! :O Eu fiquei chocada. Meu prof ficou chocado! Quase um abusrdo né (absurdo bom, claro rs). Até hoje eu acho que isso deve ter sido um erro e que eu não falo nada além de bonjour xD

Quando eu vi que o DELF é aceito na imigração eu achei o maximo porque pelo menos nessa parte eu ja tinha um adianto. Acontece que eu li que tem ter no maximo 2 anos do momento que der a entrada no processo. Daí que eu ainda não sei quando vou começar isso e capaz de sair dessa ‘validade’, teria que fazer de novo. O lado bom é que eu posso estudar pro B2 e ficar um nivel a cima \o/ Por outro lado, eu tenho é que estudar como falar no francês quebecois, mas não para prova, pra imigração mesmo…

E só pra ele não se sentir excluido vou comentar que ele tem ir lá começar a aprender o bonjour e o je m’apelle…. rs

Gente, desculpa pelo texto giga enorme! Je parle trop D:

Ass: Ela.

2 pensamentos sobre “Mas e o francês?

  1. Olá, acabei de descobrir o seu blog e por esse post percebi que vc é daqui do Rio, né? (eu tb sou) Você já chegou a dar entrada no processo de imigração provincial? (fiquei na dúvida se o seu timeline está atualizado ou não) Eu estou começando o processo agora, começando mesmo, começo o curso de francês semana que vem e só devo dar entrada no processo provincial em 2014. 😦 Gostaria, se possível, manter contato com vc.

    Bjs

    • Oi Gisele

      Sou do Rio sim e se você quiser pode me mandar um email ou uma mensagem no facebook 😉
      Como não estou no processo não sei se vou ser grande ajuda, mas pode falar que eu tento responder 😉

      Beijos
      Ela

Participe do blog, deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s